Perícia forense recebe tecnologia que incrementa investigações

29 de setembro de 2010 - 16:21

mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Serão destinados para o Ceará, via Ministério da Justiça, 25 maletas de perícia, além de um microcomparador balístico, luz multi-espectral, além de um scanner cadavérico e câmaras frias

A Perícia Forense do Ceará receberá, até o fim do ano, equipamentos que melhorarão o trabalho de investigação criminal. Segundo o titular da Pefoce, Maximiano Chaves, durante o evento realizado hoje, 29 de setembro, em Brasília, foi oficializado o envio para o Estado de 25 maletas de perícia, além de um cromatógrafo gasoso, um microcomparador balístico, luz forense multi-espectral, além de um scanner cadavérico. Os equipamentos serão entregues pelo Ministério da Justiça. Segundo o órgão federal, todos os materiais são de ponta.

Maximiano, que foi a Brasília oficializar o envio do material, explica que as maletas serão distribuídas para as unidades de todo o Estado, espalhadas em Sobral, Quixeramobim, Juazeiro do Norte,  Iguatu e Canindé, além de Fortaleza . Cada maleta é composta por um netbook, câmera fotográfica, trena eletrônica, lupas, GPS, paquimetro (mede espessura dos sólidos), além de material para coleta de impressões digitais e isolamento de área. Será possível colher, com melhor rigor técnico e na cena do crime, vestígios como fios de cabelo, sangue, impressões digitais, como exemplos. ?Atualmente temos duas maletas semelhantes, mas estas são em maior numero e mais moderno?, destaca Maximiano.

Outro material que incrementará os trabalhos da perícia forense é o microcomparador  balístico, equipamento utilizado para realizar as ranhuras em comum  da munição encontrada em um cadáver, por exemplo, com as ranhuras das raias que existem dentro dos canos da maioria das armas de fogo. Atualmente o Ceará dispõe de um microcomparador. O scanner cadavérico, por sua vez, permitirá identificar com mais rapidez possíveis projéteis que estejam dentro dos corpos necropsiados.

Conheça os equipamentos destinados ao Ceará

Maleta para local do crime ? 25 kits. Instrumento que possibilitará a realização na cena de crime. Ação destinada à perícia de campo nas infrações contra a pessoa, o patrimônio,de trânsito, engenharia legal e perícias ambientais.  Vem equipado com lanternas especiais, material para coleta de impressão, registro, medição e colheita das evidências materiais.

Cromatógrafo ? Equipamento para análise de amostras criminais e provas fundamentadas, possibilita o exame acurado de substancias tóxicas e entorpecentes de amostras químicas e biológicas. Fornece  a composição química dos objetos

Camâra fria ? Destinadas dez ao estado. Usada para a conservação post-morten e preservação de estruturas orgânicas e mesmo bioquímicas e moleculares.
Microscópio comparador balístico ? equipamento usado  para exames de projéteis deflagrados e correspondente associação à arma de fogo. Requisito para elaboração de laudos periciais dessa natureza.

Scanner radiológico ? Equipamento essencial para realização de exames médico-legais em periciandos vivos e mortos. Ferramenta importante para os médicos legistas, com possibilidade de visão interna em tempo real. Permite localizar corpos estranhos em tecidos biológicos, com laudos periciais mais ilustrativos.  O Estado adquiriu um, usado para o novo prédio da Pefoce.

Luz forense ? Uma luz. Equipamento utilizado para varredura de locais de crime na busca de materiais como manchas de sangue, pêlos, unhas, fibras. Permite confirmar ou excluir suspeitos da cena do crime.

Marcos Cavalcante ? Ascom SSPDS