Carteiras de identidade mais rápida no período da tarde

17 de setembro de 2010 - 16:25

O período da tarde é ideal para a expedição do documento. Pela manhã o movimento é maior, pois muitos aproveitam o dia livre no trabalho para resolver outras demandas

Quem necessita retirar a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade na Capital logo imagina longas filas, ter de acordar cedo para garantir senha. Pela manhã a senha descrita acaba existindo, mas no período da tarde a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícia Biométrica (CIHPB) fica praticamente vazia para a execução do serviço.

Segundo a titular da coordenadoria, Aurimar Barreto, muitas pessoas, sob alegação de enfrentar longas filas, pedem folga do emprego para retirar a segunda via da identidade, chegam cedo para garantir o dia livre e resolver outras demandas. ?Quem puder vir à tarde encontrará um ambiente bem mais cômodo para o atendimento?, garante a coordenadora.

Aurimar Barreto explica que os 19 guichês de atendimento são suficientes para a demanda. Mas a falta de informação faz com que as pessoas solicitem a segunda via da carteira desnecessariamente.  ?O atendimento começa às 6 horas com a triagem e segue até as 18 horas. Não existe limite de senha?, completa Aurimar Barreto.

Naisa foi pela primeira vez ao CIHPB retirar a segunda via do documento de identidade. Levou uma surpresa ao constatar que à tarde, ao invés de esperar horas na fila, passou rapidamente pela triagem que verifica a documentação necessária, sendo encaminhada ao setor responsável pela emissão. ?Imaginava encontrar muita gente?, reforça.  Eliane Souza, por sua vez, chegou às 9h30min e garantiu atendimento no início da tarde. ?Se soubesse que era vago neste horário tinha deixado para vir só agora?, pontua.

Eleições

O período eleitoral fez aumentar a demanda pelo serviço de retirada de Carteira de Identidade pela CIHPB.  Segundo dados fornecidos pela coordenação da entidade, a média diária subiu de 700 para mil atendimentos, boa parte desta demanda vinda do Interior por desconhecimento. ?Muitas pessoas pensam que podem votar somente com a identidade, o que não é verdade?, diz Aurimar, lembrando que carteiras profissionais, de motorista e a carteira de trabalho são igualmente documentos válidos para apresentar no dia da votação.

Serviço:

A Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) está localizada na Av. Da Universidade no 3265, no bairro Benfica.

Informações:

Existem outros órgãos onde a população pode solicitar a emissão da carteira de identidade como a Casa do Cidadão, Centros Comunitários, além de 18 núcleos de identificação civil que atendem na Região Metropolitana e no Interior.

Casa do Cidadão Diogo
Rua Barão do Rio Branco 1006
Fone: 3101-5059

Casa do Cidadão Benfica
Rua Carapinima 2200
Fone: 3101-2250

Centro Comunitário São Francisco no bairro Antônio Bezerra
Centro Comunitário Tancredo Neves
Centro Santa Terezinha no bairro Mucuripe

Núcleos de Identificação Civil no Interior e Região Metropolitana:

Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Juazeiro do Norte,  Crato, Quixeramobim, Aracati, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Canindé, Itapipoca, Tianguá, Crateús, Sobral, Tauá, Pacajus, Iquatu, Messejana.