Fortaleza sedia o 1º encontro nacional de corregedores-gerais

8 de setembro de 2010 - 16:45



Durante o evento serão discutidos os novos paradigmas do controle interno das atividades de segurança pública

A Corregedoria-Geral do Estado está sendo palco do primeiro “Encontro Nacional de Corregedores-Gerais de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal”. O tema principal a ser discutido durante o encontro vai ser “os novos paradigmas do controle interno das atividades de segurança pública”. O evento acontece nos dias 9 e 10 de setembro, às 9h, no auditório da Corregedoria.

De acordo com o corregedor-geral, José Armando da Costa, a ideia de que fosse realizado o primeiro Encontro Nacional de Corregedores-Gerais partiu do corregedor-geral de Santa Catarina, Ricardo Feijó. Ele informou ainda que nestes dois dias será discutida a criação de um colégio de corregedores, além da estruturação das corregedorias de todos os Estados. José Armando destacou, que a proposta do evento é que ao final do encontro seja elaborada uma “Carta Fortaleza” para ser entregue ao ministro da justiça.

Durante o evento os corregedores vão participar de oficinas para discutir as seguintes temáticas: segurança funcional, qualificação continuada, autonomia processual e a criação do colégio de corregedores. O encontro conta com a participação de 40 corregedores-gerais entre policiais militares e civis, que estão representando 21 Estados e o Distrito Federal.

Serviço:

O evento acontece nos dias 09 e 10 de setembro, às 9h, no auditório da Corregedoria-Geral, localizada na Av. Pessoa Anta, nº 69, na Praia de Iracema.

Saiba Mais:

No Ceará a Corregedoria Geral foi criada pela Lei nº 12.691, no dia 16 de maio de 1997. Ela exerce funções de fiscalização, controle e orientação disciplinares das atividades desenvolvidas pelos policiais civis de carreira, servidores públicos civis e militares estaduais junto aos órgãos de segurança pública e defesa social. Além de instaurar e realizar sindicância para investigar, identificar e apurar as responsabilidades administrativas por transgressões funcionais, praticadas por policiais civis de carreira e por militares estaduais.
No que diz respeito aos militares estaduais, acontece a instauração de Processo Regular (Conselho de Disciplina e Justificação). Quanto aos policiais civis de carreira, é feita a instauração de Processo Administrativo-disciplinar e Sindicância.

Confira a programação do encontro