Seminário internacional discute segurança cidadã

27 de agosto de 2010 - 17:00




Um dos objetivos do seminário é o de implementar a participação mais ativa da sociedade, através da ferramenta de transformação de conflitos

Entre os dias 30 e 31 de agosto Fortaleza sedia o Seminário Internacional de Segurança Cidadã. O evento, que acontece no auditório da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) busca implantar, entre os profissionais da area de segurança do Estado, a cultura da transformação de conflitos.

Jorge Laffitte, diretor regional para America Latina do American Friends Service Committee (AFSC), lembra que a ferramenta não é difundida no Brasil, mas possui resultados positivos em outros países da América Latina. “A violência é multifocal. Por trás do assaltante armado existe um grupo de pessoas, como a família dele, o vendedor da arma, o comprador do produto roubado, entre outros”. E isto tem que ser trabalhado. “A transformação de conflitos é analisada sobre quatro dimensões: a individual, a grupal, a estrutural e a cultural”, completa.

Laffitte explica que, atualmente o Brasil, a segurança cidadã ainda não conseguiu desvencilhar-se conceitualmente da segurança pública, como já acontece em outros países que possuem pastas específicas para o tema. Outro ponto abordado durante o seminário internacional será a participação da comunidade no processo de garantias de segurança. “Temos que analisar metodologias de participação da sociedade no processo. Somente levar para a Polícia resolver a problemática é algo impossível. Precisamos quebrar este paradigma no Brasil”, destaca Laffitte.  

Para discutir e difundir o tema entre os integrantes da segurança pública foram convidados especialistas nacionais e internacionais. Entre eles estão o sociólogo mexicano Ulises Urusquieta, atualmente coordenador de um projeto de se pensar um novo modelo de Polícia no México -Distrito Federal; a especialista em transformação de conflitos, a guatemalteca Claudia Villagrán; e Socorro França, procuradora-geral de Justiça do Estado do Ceará, que possui mestrado em direito público e especialização em sociedade brasileira e participação democrática.

Serviço: O Seminário Internacional de Segurança Cidadã acontece a partir das 9 horas na sede da Corregedoria da SSPDS, situada na avenida Pessoa Anta, 69. O evento restrito, destinado a alguns profissionais (funcionários) da segurança pública, contará com a participação do titular da SSPDS, Roberto Monteiro; e da procuradora-geral do Estado, Socorro França.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Marcos Cavalcante e Joslen Herbster
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518
ascom@sspds.ce.gov.br

function ConverteHTMLemTexto() {
oObject = document.getElementById("noticiaConteudo").value;
oObject = replaceAll(oObject,’/sgc/’,’/’);
document.getElementById("ta").innerHTML = oObject;
}
window.load = ConverteHTMLemTexto();