Célula de estatística capacita servidores

18 de agosto de 2010 - 10:11



A expectativa é utilizar as técnicas de geo-referenciamento para aperfeiçoar a alocação dos recursos policiais e definir os locais efetivamente mais perigosos em cada bairro

Profissionais da Célula de Estatística (CELEST) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizaram curso que, em breve, otimizará a análise da base de dados das ocorrências policiais e bombeirísticas do Estado. De acordo com o organizador do curso e consultor em Estatística e Análise Criminal junto à SSPDS, professor José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC), 12 pessoas foram capacitadas no curso de Análise Espacial de Dados Geográficos aplicada à Criminologia.

O curso, realizado no período de 9 a 13 de agosto, teve duração de 40 horas-aula e foi ministrado pelo professor Dr. Eduardo Camargo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Instituto é referência nacional na análise e emprego de técnicas de georreferenciamento. A técnica busca analisar de forma mais precisa os dados criminais coletados no espaço físico em que ocorreram, utilizando, por exemplo, diferentes técnicas de geoestatística para servirem de subsídio aos setores de inteligência e operacional da SSPDS.

O Prof. José Raimundo Carvalho acredita que a medida auxiliará, por exemplo, na otimização alocativa dos efetivos policiais nas áreas onde mais acontecem crimes. Atualmente uma das análises mais comuns é a disponibilização de dados criminológicos por bairro. Mas, com a técnica, será possível definir a rua e a numeração da mesma onde acontece a maior quantidade de crimes, os chamados hotspots (pontos quentes em uma tradução literal), bem como analisar estas regiões.

O curso teve financiamento, via projeto de pesquisa, de uma  parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Laboratório de Econometria e Otimização (LECO); da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FCPC); e do apoio da SSPDS.  ?O georreferenciamento é a técnica atualmente utilizada pelas polícias dos Estados Unidos e Europa e, no Brasil, em estados como Minas Gerais e São Paulo. A realização deste curso é um avanço inequívoco para a segurança pública do Ceará?, destaca o Prof. José Raimundo Carvalho.


Assessoria de Comunicação da SSPDS
Marcos Cavalcante e Joslen Herbster
Fones: (85) 3101.6517 ? 3101.6518
ascom@sspds.ce.gov.br