SSPDS reúne Comissão Temática para debater segurança da ICID + 1

4 de junho de 2010 - 15:10

O gerenciamento da comissão de segurança ficará a cargo do titular da Copol, Harley Alencar

A cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 04 de junho, com o objetivo de iniciar o planejamento de segurança para a 2ª Conferência Sobre o Clima e Desenvolvimento da Região do Semi-árido, a ICID + 18, que acontece de 16 a 20 de agosto do ano em curso, no Centro de Convenções, em Fortaleza. A abertura será no dia 15 de agosto, quando são esperados mais de dois mil participantes de mais de 50 países.

O encontro foi realizado na sala de situação da SSPDS, reunindo representantes das instituições que estarão envolvidas no esquema de segurança do evento internacional. Fazem parte da Comissão de Segurança da ICID + 18, a SSPDS, Polícia Federal, Agencia Brasileira de Inteligência, Polícia Rodoviária Federal, Casa Militar do Governo do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense e Coordenadorias de Inteligência e de Planejamento Operacional da SSPDS.

O secretário Roberto Monteiro, que comandou a reunião, aproveitou a ocasião para colocar em votação diversos aspectos. Um deles tratou da definição sobre o gerenciamento da Comissão de Segurança, com o cargo ficando com o chefe da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da SSPDS (Copol), que tem à frente o delegado Harley Alencar, representado na ocasião pelo Ten.cel. PM Domingos Brito, escolhido para o cargo de secretário da comissão.

Restou decidido ainda, a inclusão no esquema de segurança e consequentemente na comissão formada, da Autarquia Municipal de Transito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), que ficará com a missão de organizar e controlar o trânsito por ocasião dos deslocamentos das delegações participantes.

Ao final da reunião, o titular da SSPDS marcou para a próxima segunda-feira (7), às 16h30min, mais um encontro objetivando traçar diretrizes para a elaboração do plano de segurança da Conferencia. Nesse novo encontro, deve estar presente o vice-governador Francisco Pinheiro, presidente da Comissão Organizadora da ICID + 18.

Saiba Mais

A Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID+18) será realizada DE 16 A 20 de agosto deste ano no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. A Conferência visa reunir participantes do mundo inteiro para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta; atualizar o conhecimento sobre assuntos concernentes a essas regiões nos últimos 20 anos: aspectos ambientais e climáticos (variabilidade e mudanças), vulnerabilidades, impactos, respostas de adaptação e desenvolvimento sustentável; explorar sinergias entre as Convenções das Nações Unidas no que concerne ao desenvolvimento de regiões semiáridas; e gerar informações para subsidiar governos e a sociedade com o objetivo de melhorar a sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas.

A ICID+18 é uma conferência preparatória para a Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012 e debaterá temas ligados ao meio-ambiente em todo o mundo. A primeira ICID, realizada em 1992, também no Ceará, serviu como base para discussões da Eco-92, realizada também em território fluminense.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira