Cepod organiza a Semana Estadual sobre Drogas

1 de junho de 2010 - 16:39

A ideia é promover uma política estadual de prevenção às drogas e tratamento de dependentes químicos

A XII Semana Estadual sobre Drogas acontece de 19 a 26 de junho de 2010, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade cearense para as atividades de prevenção ao uso indevido de drogas lícitas ou ilícitas, principalmente o crack. A medida também vai ajudar a estimular as instituições públicas e privadas a participarem dos trabalhos de prevenção ao uso de drogas, proporcionando atividades educativas, esportivas, culturais, de lazer e informativas. Esta é a primeira vez que a Semana Estadual sobre Drogas é organizada pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod) criado pelo Governo do Estado.

O Cepod trabalha com a prevenção, com o tratamento e com a reinserção social de dependentes químicos. Participarão do evento os 23 conselheiros que formam o Cepod, entre eles: representantes de secretarias, órgãos governamentais e entidades, como Secretaria da Saúde (Sesa), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Desafio Jovem do Ceará.

Para Rogério Melo, coordenador da Pastoral da Sobriedade, uma das entidades ligadas ao Cepod, durante o evento a população terá a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela comunidade católica na prevenção e no tratamento de dependentes químicos. De acordo com Hermann Normando, presidente do Cepod, a ideia é sensibilizar as autoridades e a população em geral sobre a necessidade de desenvolver, com mais eficiência, ações preventivas contra o uso de drogas, possibilitando uma melhor qualidade de vida e de segurança.

O evento contará também com a presença de representantes das Forças Armadas, da Polícia Militar , da Polícia Civil, da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomercio), de entidades religiosas, de órgãos governamentais, da Assembleia Legislativa, da Secretaria da Educação e de conselhos regionais, entre outros. Os participantes poderão montar sua própria programação para a Semana Estadual sobre Drogas.

Dois outros eventos acontecem em paralelo com a Semana Estadual sobre Drogas: a Semana Nacional sobre Drogas, realizada pela Secretaria Nacional sobre Drogas (SENAD) em Brasília ? DF; e o Dia Internacional de Combate às Drogas. Estes eventos são importantes devido ao crescente aumento do uso de drogas, em especial o uso do crack , entre jovens de todas as classes sociais. Durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, realizada no último dia 05 de maio, o psiquiatra Pablo Roig, divulgou uma estatística que no Brasil existe mais de 1,2 milhão de usuários de crack, e isto tem deixado a população bastante preocupada.

Saiba mais:

O Cepod foi instituído pela Lei Estadual nº 14.217 do ano de 2008 e faz parte do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Sised), que atua na prevenção e repressão ao tráfico, ao uso indevido e à produção não autorizada de substâncias que causem dependência seja física ou psíquica.

Eles desenvolvem também trabalhos de recuperação, tratamento e reinserção de dependentes químicos.
O Cepod existe há nove meses e a meta é substituir a presença da violência e das drogas pela arte, pelo esporte e pela cidadania.

O Governo Federal vai investir R$ 410 milhões este ano em um plano integrado de combate ao crack. Este dinheiro será usado em treinamento de pessoal e criação de mais espaço para atender de maneira digna os dependentes químicos e suas famílias.

Jornalista Joslen Herbster

Assessoria de Comunicação da SSPDS