Grande Bom Jardim recebe 22 novos Conselhos Comunitários de Defesa Social

27 de maio de 2010 - 15:10

A partir dessa sexta-feira, 28 de maio, o Grande Bom Jardim passou a contar com 22 novos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS).

A solenidade de posse aconteceu às 19 horas, no Colégio Ícaro de Souza, no bairro Granja Lisboa e contou com a presença do titular da SSPDS, Roberto Monteiro. Esta é a primeira vez que os CCDS, braços da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na aproximação da sociedade, são criados em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Atualmente no Grande Bom Jardim existem oito CCDS que atuam como "voz popular" e como facilitadores. De acordo com o capitão da Polícia Militar Bernardo Aguiar, orientador de célula do CCDS, a ideia é reconstruir os CCDS que já existem e formar 220 conselheiros, uma vez que cada CCDS terá dez conselheiros. No total, o Bom Jardim terá 30 conselhos comunitários.

O CCDS é uma instituição formada pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar, ativamente, na solução dos problemas de segurança nos bairros, apoiando e auxiliando a SSPDS. Estes conselhos desenvolvem trabalhos de capacitação e acompanham o andamento dos projetos realizados em cada bairro. Todo esse trabalho é feito por voluntários.

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado

O Programa Território da Paz, lançado em dezembro de 2009 na área do Grande Bom Jardim, é um programa que veio para melhorar e trazer mais tranquilidade para os moradores. O objetivo é minimizar a violência na região que compõe o Grande Bom Jardim, como a Granja Lisboa, Granja Portugal, Canindezinho, Siqueira e Bom Jardim.

A escolha da região para implantação do programa tem como base o índice de violência em cada bairro. Os altos índices e uma rede de articulação social fizeram com que a área do Grande Bom Jardim se tornasse o décimo primeiro Território de Paz instalado no País. Em Fortaleza, o programa enfatiza as ações preventivas contra a violência e o envolvimento da Polícia com a comunidade.

Saiba Mais:

Através do Decreto no 25.293 do ano de 1998 foram criados os CCDS com o objetivo de colaborar na avaliação e procurar soluções para os problemas relacionados à segurança da população.

Nestes 12 anos de existência já foram criados mais de mil conselhos em todo Estado.
Atualmente 34 ações já foram realizadas pelo Território de Paz no Grande Bom Jardim.
Um dos projetos desenvolvidos pelo Pronasci que faz parte do Território da Paz e que tem destaque é o Mulheres da Paz, que capacita lideranças femininas para se aproximarem de jovens, encaminhado-os para programas sociais e educacionais. Atualmente o Mulheres de Paz reúne mais de 30 mulheres.

Jornalista Joslen Herbster

Assessoria de Comunicação da SSPDS