Monitoramento de viaturas terá imagem em tempo real

20 de maio de 2010 - 16:29

Investimento na captação de imagens em tempo real reforça o atual sistema de monitoramento existente na Secretaria da Segurança 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) começa a implantar o novo sistema de monitoramento em tempo real das viaturas. De acordo com o secretário-executivo da SSPDS, coronel Joel Brasil, a medida garante um maior controle da atividade policial, além de auxiliar o trabalho dos oficiais responsáveis pelas áreas, com uma supervisão mais efetiva. 

Será possível, por exemplo, que os comandantes das áreas operacionais do programa Ronda do Quarteirão, de seus celulares ou da sala de monitoramento (que será ampliada), visualizem o que acontece dentro e fora dos veículos. Quatro câmeras garantem a visibilidade da parte dianteira e traseira da viatura, bem como do xadrez, além de uma visão do motorista e passageiro. As imagens estarão disponibilizadas para os policiais dentro de um visor instalado na viatura, sendo possível saber, por exemplo, como estão os presos.  

Inicialmente o sistema será implantado nas 261 viaturas do Ronda do Quarteirão, mas a perspectiva é ampliar para o restante da Polícia Militar, bem como para os demais carros operacionais da Polícia Civil, Bombeiros e Perícia Forense. O valor total do investimento é de R$ 9,8 milhões, contando a aquisição, a instalação dos equipamentos e a ampliação da sala de monitoramento instalada no Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), situado no prédio da SSPDS.

 Saiba mais

– Atualmente todas as viaturas do Ronda do Quarteirão já contam com duas câmeras que visualizam o que se passa à frente e na traseira do veículo.

– O atual sistema de armazenamento de imagens não se mostrava eficiente, gerando perdas durante a gravação.

– Os vídeos, que possuem áudio, ficarão armazenados por até 30 dias.

Mais informações
Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira ? Ascom SSPDS
Fone: 85 3101-6517 –
ascom@sspds.ce.gov.br