Secretário discute direitos humanos e homofobia

17 de maio de 2010 - 17:00

Para representantes dos direitos humanos e da população GBLTT, reunião é importante no combate à homofobia no Estado

No Dia Mundial de Combate à Homofobia, 17 de maio, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, recebeu representantes dos direitos humanos e da população GBLTT (Gays, Bissexuais, Lésbicas, Travestis e Transgêneros). Entre os objetivos do encontro está o de debater ações que evitem preconceitos e a adoção de medidas de segurança mais efetivas à população GBLTT.

Entre as queixas ouvidas pelo secretário, as principais foram a discriminação, o medo de ser espancado ou humilhado em público e as mortes ocasionadas à  preferência sexual. O secretário reconheceu a importância do movimento e se comprometeu a agir para minimizar a prática de crime de homofobia.

Participaram da reunião, entre outras autoridades, a titular da Secretaria dos Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza (SRH), Glória Diógenes; o vereador Acrísio Sena, representante da Câmara Municipal de Fortaleza; Renata Mota, coordenadora de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde; do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), e de Orlaneudo Lima, da Coordenadoria da Diversidade Afetivo-Sexual. “Quero ressaltar que é uma honra, para mim, reunir-me com um secretário de segurança. Em outras épocas, éramos perseguidos”, destaca Orlaneudo.

O grupo que reuniu-se com o secretário destacou que, infelizmente, muito do preconceito parte dos integrantes da segurança pública, como as ameaças sofridas por travestis praticadas por policiais. Roberto Monteiro agendou, para o próximo dia 31, uma reunião com comandantes da Polícia Militar e da coordenação de ensino da SSPDS. “Também autorizo o jurídico da SRH a acompanhar os inquéritos envolvendo crimes contra a população GBLTT, especial os homicídios”, destaca Roberto Monteiro.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira