Senasp abre novo ciclo de cursos da Rede Nacional de Educação à Distância

4 de maio de 2010 - 11:21

As inscrições estão abertas de 7 a 11 de maio, com 200 mil inscrições previstas para todo o País

O Ministério da Justiça informa que estarão abertas entre 07 e 11 de maio de 2010, inscrições para um novo ciclo de cursos da Rede Nacional de Educação à Distância (EAD). Profissionais de segurança pública de todo o País podem se inscrever pelo endereço eletrônico http://senaspead.ip.tv/. Serão oferecidas 200 mil vagas para policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais.

As inscrições serão divididas em duas etapas. Na primeira, que compreenderá o período de 7 a 9 de maio, será permitida apenas uma inscrição por aluno. Se, ao final dessa etapa não for alcançada a meta de 200.000 inscrições previstas, será aberta uma segunda, nos dias 10 e 11, objetivando completar as vagas disponíveis. Nesta 2ª etapa os alunos já cadastrados e que não tenham abandonado o curso no ciclo anterior poderão se inscrever em um segundo até completar o limite de vagas.

Bolsa Formação

Os profissionais que recebem salário inferior a R$ 1,7 mil poderão, ainda, aderir ao projeto Bolsa Formação, também do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Com foco na qualificação e valorização profissional, o projeto garante um incentivo mensal de R$ 400,00 a quem participa dos cursos na área de segurança pública ? em muitos estados, o adicional representa até 1/3 do salário dos policiais.

A Rede EAD oferece diversos cursos, dentre eles os de Análise Criminal ? AC, Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial ? AJAP; Atuação Policial frente aos Grupos Vulneráveis ? APGV; Busca e Apreensão ? BEA; e Capacitação em Educação Para o Transito ? CEPT. Todos eles direcionados para profissionais da área de segurança do País. 

Formato das aulas

Mesmo à distância, os alunos contam com a ajuda de tutores que tiram dúvidas, interagem com a turma, estipulam tarefas e avaliam os trabalhos produzidos. Além do material de apoio, eles também aprendem por meio de vídeos e debates que podem ser acessados a qualquer momento. Para fiscalizar a participação efetiva do profissional durante o curso, alguns alunos que recebem o Bolsa Formação serão sorteados aleatoriamente para fazerem provas presenciais.

Para dar suporte aos profissionais que não têm acesso à Internet, o Ministério da Justiça coloca à disposição 270 telecentros em todo o País com computadores e equipamentos de áudio e vídeo.

Outras informações:
Coordenadoria de Desenvolvimento, Capacitação e Gestão de Pessoas (Codecap) da SSPDS. Fone: (85) 3101.6569

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira
Fones: 3101-6517 / 6518 – E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.br