Pró-Cidadania chega a mais treze municípios do Interior

23 de abril de 2010 - 15:04

Iniciado em 2009 com o objetivo de proteger a cidadania nos municípios que não contam com o Ronda do Quarteirão, o Programa de Proteção à Cidadania – Pró-Cidadania chegou nesse sábado (24), a mais treze municípios localizados na região Centro-Sul do Estado. Ao todo são mais 218 Agentes de Cidadania em ação naquela região. A solenidade de lançamento aconteceu à noite, em Missão Velha, no Centro da cidade, contando com as presenças do governador Cid Gomes e do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, além de autoridades locais.

As novas turmas do Pró-Cidadania foram distribuídas nos seguintes municípios, com respectivos quantitativos de agentes: Aurora (30 agentes), Penaforte (10), Missão Velha (20), Farias Brito (16), Nova Olinda (16), Santana do Cariri (12), Assaré (30), Potengi (12), Araripe (12), Altaneira (14), Tarrafas (08) e Aiuaba (12) e Jardim(26). Antonina do Norte concluiu a formação para 10 agentes, mas a oficialização do Pró-Cidadania naquele município ainda não tem data definida. Antes de assumirem as funções, os Agentes de Cidadania passam por um curso de capacitação, dimensionado com uma carga horária de 160 horas/aula, constando de disciplinas como, Mediação de Conflitos, Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força, Socorros de Urgência, Defesa Pessoal, Ética e Cidadania, Abordagem Sócio-Psicológica do Crime e Telecomunicações e Manuseio de Armas Não Letais.

Cabe ao Agente de Cidadania, cooperar com as autoridades municipais na preservação do patrimônio público, bem como uma ação integrada com os órgãos de segurança, por meio de informações sobre locais, pessoas ou situações que possam por em risco os bens públicos e os próprios cidadãos, além de exercerem quaisquer outras atividades de proteção à cidadania, desde que essas ações não sejam atribuições específicas e constitucionais da Polícia Civil, Polícia Militar ou das guardas municipais.

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira