Polícia realiza operação de combate ao tráfico de drogas em Russas

16 de abril de 2010 - 00:00

Ação realizada em Russas resultou na prisão de 42 pessoas, a maioria ligada ao tráfico de drogas. Armas foram apreendias durante a operação, que contou com 350 homens

Desde o início da madrugada de hoje o município de Russas (165 quilômetros de Fortaleza) passa por uma megaoperação de combate ao tráfico de drogas e à violência na região, envolvendo 350 homens das polícias civil, federal, rodoviária federal, militar e corpo de bombeiros. Foram empregados, ainda, 60 viaturas, além de cães farejadores e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas.  

As operações fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), coordenado em Russas pelo titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Harley Alencar. Ele destaca que a Justiça do município expediu 55 mandados de prisão e de busca e apreensão, sendo cumpridos 42. ?A operação foi um sucesso. Das pessoas presas, 36 foram somente na manhã de hoje. Outras seis haviam sido presas anteriormente por termos recebido a informação de que elas poderiam não estar no município?, destaca Harley. Outras duas pessoas compareceram à delegacia para ser expedido um Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental. 

Ele explica que a grande quantidade de prisões deve-se à forma como a droga é vendida no município. ?Ao invés de grandes quantidades, os traficantes diluem os pontos de venda pelo município?, completa. Durante a operação cinco pessoas, além de estarem com a prisão temporária decretada, foram autuados em flagrante por estarem com crack, cocaína e maconha e por porte de arma. Um revólver e uma espingarda foram apreendidos. 

O titular da Copol, coordenadoria ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Harley Alencar, ressalta que 31 pessoas, sendo 15 mulheres, serão encaminhadas ainda hoje para a Delegacia de Capturas (Decap), em Fortaleza, onde permanecerão recolhidas. ?Vamos continuar realizando operações destas para combater a violência no Interior?, diz Harley. 

Saiba mais 

– No dia 17 de março o GGI realizou uma ação em Tabuleiro do Norte, município vizinho a Russas, onde foram apreendidas motos, armas e drogas.

– Em dezembro do ano passado as operações foram realizadas no município de Mombaça, também com prisões e apreensões de armas e drogas.   

A prisão temporária possui a duração de cinco dias ou de trinta dias quando as investigações se tratarem de crimes hediondos. A prisão temporária pode ser prorrogável por igual período e somente o juiz pode decretar.

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira – (85) 3101.6517 – 3101.6518)