Secretário inicia ciclo de debates sobre segurança na OAB

15 de abril de 2010 - 00:00

.

Em uma explanação de quase uma hora, o titular da secretaria da segurança, Roberto Monteiro, apresentou as ações desenvolvidas ao longo de sua gestão 

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, foi o primeiro convidado de uma séria de debates que a Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE), realizará. Dividindo sua palestra nos investimentos em obras, no homem e nos equipamentos, o secretário apresentou, a um público majoritariamente formado por advogados e conselheiros da ordem, as ações realizadas desde o início de sua gestão, em 2006.   

Entre os dados apresentados está o investimento executado de R$ 374.519.916,16. Com este recurso, a SSPDS adquiriu aproximadamente 300 viaturas. Está concluindo, até o fim do ano, 50 delegacias em municípios que não contavam com uma unidade da Polícia Civil. Do total, R$ 62.978.980,00 foram destinados a investimentos do Bolsa Formação, programa que auxilia na capacitação de policiais.

Depois das explanações, o secretário foi sabatinado por integrantes da mesa de debates e da platéia. Ele reconheceu que uma série de outras realizações podem ser efetivadas, como a contratação do número de inspetores da Polícia Civil para as novas unidades. E a viabilização de uma nova carga horária para os policiais militares, atualmente um dos pontos de negociação com a categoria de PMs que querem, ainda: aumento salarial, o ingresso no Instituto de Seguridade Social do Ceará (Issec) e a reformulação do Hospital da Polícia Militar.  

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, disse que tem de ser defendida uma cultura da paz, que passa por uma polícia forte, bem remunerada e equipada para a produção de uma segurança melhor. O ex-secretário de segurança e atual presidente da comissão de segurança da OAB-CE, Renato Torrano, quer discutir a problemática da violência com todos os segmentos da sociedade. Ao final, a ordem pretende produzir um material que será encaminhado ao governador Cid Gomes. O debate com o secretário aconteceu na tarde do dia 13, na OAB.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518
ascom@sspds.ce.gov.br