POLICIAIS DE TOCANTINS CONHECEM O RONDA DO QUARTEIRÃO

13 de abril de 2010 - 00:00

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu nesta terça-feira, 13, uma delegação composta por 02 oficiais e 11 aspirantes da Polícia Militar de Tocantins. Os policiais visitaram o Batalhão de Policiamento Comunitário – Bpcom, localizado na sede da SSPDS e, depois, acompanharam uma apresentação sobre o Ronda do Quarteirão, que teve como palestrante o tenente-coronel Túlio Studart, comandante operacional do batalhão comunitário.

O tenente-coronel Messias Lopes da Conceição Júnior, que comandava o grupo visitante, destacou a importância do encontro: “Não foi à toa que a Polícia Militar de Tocantins escolheu visitar e conhecer essa experiência exitosa, famosa em todo o Brasil e em âmbito internacional, que é o Ronda do Quarteirão”.

Após a palestra, os militares de Tocantins tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o programa, bem como de opinar sobre o que assistiram. O aspirante Adalberto Lopes se surpreendeu positivamente com o novo modelo de policiamento implantado no Ceará: “De pronto chama logo a atenção o que está mais evidente, que é a viatura, os equipamentos e o armamento, mas também o gabarito e a capacitação dos profissionais envolvidos com esse tipo de serviço”.
A comitiva de Tocantins foi a 14ª a visitar o Ronda do Quarteirão desde a sua implantação, em novembro de 2007. Antes já conheceram o Bpcom, policiais do Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Para o coronel Studart, é sempre muito gratificante receber a visita de policiais de outros estados. “Elas demonstram que o Ceará tornou-se referência em policiamento comunitário, tudo isso graças ao sucesso do programa Ronda do Quarteirão, o que nos deixa orgulhosos e motivados na busca de aperfeiçoá-lo cada vez mais”, destaca o oficial.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira
(85) 3101.6518  /  3101.6517
ascom@sspds.ce.gov.br