Secretário visita divisão de homicídios e Pefoce

23 de março de 2010 - 00:00

Obras auxiliarão no combate à criminalidade, especialmente nos crimes de execução que possuem autoria desconhecida.

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, visitou na manhã de hoje, 23, duas obras que prometem incrementar as ações de combate à criminalidade, sobretudo na redução do número de mortes: a construção da divisão de homicídios e a reforma do prédio da perícia forense.

O prédio da divisão de homicídios está situado na avenida Aguanambi. O local, de três andares, terá sala para reconhecimento de presos com total segurança para os denunciantes ou vítimas; gabinetes para três delegados; sala de reuniões ampla, onde as equipes poderão planejar e discutir as investigações; uma área exclusiva para os investigadores, além de xadrezes onde os suspeitos ficarão provisoriamente. A previsão, segundo o secretário, é de que as obras estejam concluídas até o início de agosto.

Policiais civis realizaram curso com equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (D.H.P.P.) de São Paulo, considerada referência para o País. A expectativa do secretário é diminuir consideravelmente o número de execuções no Estado, reduzindo a impunidade dos homicídios de autoria desconhecida.

A outra obra visitada pelo secretário foi o prédio da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), situada na avenida Castelo Branco (Leste-Oeste), 901. O prédio há anos esperava uma reforma que otimizasse os serviços realizados, como autópsias, exames de corpo de delito e toxicológicos. A obra está prevista para ser entregue no início de junho.

No caso da Pefoce a conclusão da reforma de seu prédio será o marco para um trabalho mais científico da perícia forense. A perícia receberá equipamentos, como uma máquina que permitirá localizar com mais facilidade projéteis de arma de fogo ou drogas no corpo. Os profissionais, como médicos legistas e peritos, também passarão por cursos de capacitação.
 
Assessoria de Imprensa da SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518  ascom@sspds.ce.gov.br