Governo lança Ronda do Quarteirão no distrito de Croatá

15 de março de 2010 - 00:00

Desde a noite do último dia 12 o Ronda do Quarteirão leva mais segurança ao distrito de Croatá, em São Gongalo do Amarante. No dia 19 será a vez do município de Quixadá contar com o policiamento comunitário 

A população do distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza) já conta com o Programa Ronda do Quarteirão. Na noite da última sexta-feira, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, oficializou o lançamento do Ronda na área, que é quarta do município de São Gonçalo a contar com a proposta de policiamento comunitário elaborada pelo Governo do Estado.

O Ronda do Quarteirão já existe na sede do município de São Gonçalo do Amarante, e nas localidades de Taíba e Pecém. Serão oito homens que farão o percurso na viatura equipada, dentre outros mecanismos, com câmeras, sistema de monitoramento via satélite e um computador que permitirá aos policiais saber, por exemplo, se algum suspeito possui mandado de prisão em aberto. 

Atualmente 2.627 homens, entre praças e oficiais, compõem o Ronda do Quarteirão em 23 municípios do Estado. Com a implementação no distrito de Croata o programa passa a contar com 210 áreas em todo o Ceará. O serviço de policiamento comunitário já serviu de modelo a polícias de outros dez estados, como o Rio Grande do Sul e Bahia. 

No dia 19 de março, uma semana depois do lançamento do policiamento comunitário em Croatá, será a vez da população do município de Quixadá, distante 160 quilômetros da Capital, ter o Programa Ronda do Quarteirão. Desta forma o Governo do Estado cumpre o compromisso de implantar, em toda a região metropolitana e nos municípios com mais de 80 mil habitantes, o Ronda. 

Ronda em números

106 – Total de áreas em Fortaleza

210 – Número de áreas em todo o Estado

23 – Total de municípios atendidos pelo Programa Ronda do Quarteirão 

Serviço – Lançamento do Ronda em Croatá acontece às 18 horas do dia12, na praça do distrito, situada às margens da BR-222

 

Assessoria de Imprensa da SSPDS:

Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira (85) 3101.6517 – 3101.6518