Publicada Lei que cria a Academia Estadual de Segurança Pública

12 de março de 2010 - 00:00

O órgão promoverá de forma unificada, a formação de policiais civis, militares, bombeiros e peritos

O Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (11), traz em seu conteúdo a publicação da Lei 14.629, de 26 de fevereiro de 2010, que cria oficialmente no sistema de segurança pública estadual, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). O novo órgão, vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), abrigará a formação de policiais civis, militares, bombeiros e peritos.

O projeto de implantação da Academia Estadual de Segurança Pública, em termos de investimentos, chega a 22 milhões de reais, incluindo-se terreno, obras e aparelhamento. O prédio fica localizado na Avenida Perimetral, 1253 – Mondubim, e conta com cinco pavimentos, três auditórios, piscina, quadra coberta, estande de tiro, refeitório, academia de ginástica e biblioteca, distribuídos em 12 mil metros quadrados de área.

A nova estrutura permitirá que os alunos se dediquem integralmente aos estudos e ao treinamento durante seu período de formação ou de aperfeiçoamento. As obras da nova academia encontram-se em fase de acabamento e a previsão de inauguração é para o mês de maio deste ano.

Qualificada como a “melhor e mais moderna” do Brasil, segundo o titular da SSPDS, Roberto Monteiro, a Aesp permitirá a unificação, em um único prédio, de todas as academias policiais e dos bombeiros existentes hoje no Estado. “Este espaço será um centro de referência na formação de policiais de todos os órgãos ligados à segurança do Ceará”, destaca Monteiro.

Com a criação da Aesp, ficam oficialmente extintas a Academia de Polícia Civil Wanderley Girão Maia, a Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e Academia de Bombeiro Militar, unidades de ensino que até então eram responsáveis pela capacitação dos servidores e policiais da SSPDS.

Assessoria de Imprensa da SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518  ascom@sspds.ce.gov.br