Conferência escolherá 39 representantes do Estado

5 de março de 2010 - 00:00

A expectativa no primeiro dia é que 1.500 pessoas participem do debate que vai escolher os representantes para a etapa nacional em Brasília-DF.

A primeira Conferência Estadual de Defesa Civil e Assistência Humanitária (CEDC), acontece hoje e amanhã, dia 05 e 06, no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema. O tema central do evento é  defesa civil e assistência humanitária, por uma ação integral e contínua.  A mesma etapa está acontecendo em todos os estados do País.

O objetivo é elaborar um relatório que, posteriormente, será encaminhado à Comissão Organizadora da Etapa Nacional. No evento serão destacadas as diretrizes aprovadas que subsidiarão a formulação de políticas públicas de Defesa Civil do Estado do Ceará, bem como os métodos que poderão subsidiar a formulação de políticas nacionais de defesa civil.

Amanhã, dia 06, a partir das 8:30 será feita a leitura das diretrizes e a divulgação dos 39 candidatos eleitos, que irão representar o Estado na etapa nacional. Estão participando da 1ª CEDC-CE representantes do governo federal, governos estaduais e municipais, representações de trabalhadores de defesa civil, das associações de moradores. Cidadãos afetados por desastres visando ao fortalecimento institucional da Defesa Civil também foram convidados.

As conferências acontecem em três etapas,  nacional, estadual e municipal.  Na etapa municipal, iniciada em outubro de 2009,  terminou no último dia 28 de Fevereiro de 2010, foram realizadas 103 conferências.

A CEDC é composta por 30 membros, tendo como presidente da comissão o coronel João Vasconcelos Souza, comandante do Corpo de Bombeiros. Nesta etapa os participantes, estão distribuídos em três categorias: delegados, convidados e observadores. Boa parte do público é composta pelo Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), que realizou um trabalho de divulgação junto com as vinculadas.

A Comissão vai avaliar a situação da Defesa Civil a nível estadual, realizando um levantamento das vulnerabilidades, assim como da percepção de desastres cíclicos na última década no Estado do Ceará.

Jornalista Joslen Herbster

.