Ronda do Quarteirão terá informativo em braille

26 de fevereiro de 2010 - 00:00

.Os deficientes visuais poderão contar, em breve, com uma ferramenta importante que facilitará o acesso desse grupo de pessoas ao programa Ronda do Quarteirão. Está sendo elaborado um informativo em formato de folder, idêntico aos que são distribuídos nas áreas cobertas pelo programa, mas escrito em braille, forma de linguagem utilizada pelos cegos. A iniciativa é do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), órgão de assessoramento técnico, cultural e científico da Assembléia Legislativa do Ceará.

A ideia de facilitar o acesso dos deficientes visuais ao Ronda do Quarteirão partiu do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho, sensibilizado com as dificuldades enfrentadas por uma categoria que se apresenta ainda mais vulnerável à violência. O projeto piloto do informativo, em forma de cartilha, foi apresentado esta semana ao titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, que aprovou a ideia e sugeriu que fosse transformado em folder, facilitando o manuseio por parte dos usuários.

Segundo o presidente do Inesp, Antonio Nóbrega Filho serão elaborados informativos distintos para as áreas cobertas pelo Ronda do Quarteirão, contendo os telefones das viaturas e os nomes dos policiais, promovendo uma interação entre a polícia comunitária e o universo dos deficientes visuais. A previsão é de que ainda no mês de março os folders em braille estejam sendo distribuídos nos bairros de Fortaleza e Região Metropolitana.

Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp)
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
(85) 3277.3703 – 3277.3704.Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira
(85) 3101.6517 – 3101.6518 – ascom@sspds.ce.gov.br
..Imagem: http://www.bengalalegal.com/sbraille.php.