POLÍCIA FRUSTRA ASSALTOS COM PRISÃO DE QUADRILHAS INTERESTADUAIS

24 de fevereiro de 2010 - 00:00

Em menos de uma semana duas quadrilhas foram desarticuladas pela polícia cearense, em ações desenvolvidas na capital e interior do Estado. 

Ações policiais desenvolvidas nos últimos dias resultaram no desbaratamento de dois grupos de assaltantes interestaduais. Como resultado, 13 pessoas presas, um bandido morto e 15 armas apreendidas, sendo cinco fuzis, sete pistolas e tres revólveres.. Somente na operação iniciada nessa terça-feira (23), foram autuadas 11 pessoas, dentre elas um advogado de Brasília. Dentre o material encontrado em poder dos acusados, três revólveres, três pistolas, duas camisas da Polícia Civil e dois pares de algemas, além de farta munição.  

No final da tarde dessa terça-feira, policiais do 15º Distrito Policial (Cidade 2000) receberam uma denúncia dando conta de que um grande assalto estava sendo planejado e seria executado na área daquela distrital. O ataque teria como alvo um grande empresário do ramo de barracas da Praia do Futuro. No decorrer das investigações a polícia chegou ao advogado brasiliense José Cláudio Leite, que estava num veículo Honda Civic, na companhia de dois outros elementos, e portando uma pistola .40, de uso restrito. A partir de então foi solicitado apoio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).  

Após os levantamentos iniciais, o trabalho teve seqüência na área do conjunto José Walter e nas proximidades da Central de Abastecimento (Ceasa), onde foram presas mais 10 pessoas.  Com o restante do grupo foram apreendidos tres revólveres calibre 38, duas pistolas calibre 380, dois pares de algemas, duas camisas com o símbolo da Polícia Civil e farta munição. Todos foram levados para a DRF, onde foram autuados pelo delegado Wilder Brito, por formação de quadrilha e porte ilegal de arma.  

Fazem parte do grupo preso na DRF, os foragidos da justiça Bruno Ferreira Costa, cearense, processado por assalto, e o paulista Paulo Leandro de Oliveira, que também responde pelo artigo 157. Foram autuados ainda os irmãos Jadson Rafael de Lima Silva e Jorge Luiz de Lima Silva, o primeiro natural de Pernambuco e o segundo do Maranhão.  

Entre os acusados estão, ainda,  Francisca Andréia da Silva Oliveira, Rosimara Viana da Silva e Daniela Barros Damasceno que, segundo o delegado da DRF, tem ligação estreita com membros do grupo e são acusadas de passarem informações de dentro de agências bancárias para os comparsas agirem em assaltos tipo ?saidinha?. O cearense Hugo Alberto da Silva e o pernambucano Jânio José Freire de Sá foram presos e autuados pelo titular da  Roubos e Furtos.  

Em Icó 

Na última sexta-feira (19), policiais militares lotados na cidade de Icó, a 360 quilometros de Fortaleza, conseguiram prender no interior de um motel, Carlos Eduardo Sobrinho, natural de São Paulo, e Miguel Costa Teixeira, nascido em Pernambuco. Na posse dos dois a polícia encontrou cinco fuzis, quatro pistolas e bananas de dinamite. Na abordagem houve resistência e um terceiro bandido tombou morto, no caso o cearense Gilberto Santana Araújo. O grupo planejava sitiar a cidade e praticar assaltos simultâneos ao Banco do Brasil e Caixa Econômica locais. 

 

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira

ascom@sspds.ce.gov.br ? 3101.6518