Secretaria firma convênio para vigiar uso de veículo escolar

24 de fevereiro de 2010 - 00:00

Além de vigiar o desvio de finalidade na utilização do transporte escolar, o convênio também visa conscientizar crianças sobre educação no trânsito

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, oficializou acordo de cooperação para fiscalizar a utilização de veículos escolares. Segundo o secretário, existe uma triste cultura, no País, “de utilizar a coisa pública como se sua fosse. E este convênio não se limita apenas a vigiar o desvio, mas proporcionar a educação das crianças ás regras de trânsito, com seminários, cursos, para que ele se torne um cidadão melhor”, destacou Monteiro, durante solenidade ocorrida no gabinete da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na tarde do dia 23.

O presidente da Corte de Contas do TCE, conselheiro Teodorico Menezes, destacou a utilização indevida dos ônibus escolares. Alguns, citou, foram utilizados para levar pessoas a idas à praia. Enquanto isso, crianças ainda são transportadas em carroças para escolas, em um desestímulo à educação. Segundo dados do TCE somente no biênio 2008-2009 prefeitos e ex-prefeitos de 27 municípios foram multados em R$ 76.300 pelo desvio de finalidade dos veículos escolares.

A presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, destacou que os gestores municipais vem lutando por mais recursos para melhorar o transporte dos alunos. No dia 5 de fevereiro o governador do Estado, Cid Gomes, entregou cem ônibus para 27 municípios. Além do TCE, SSPDS, PM e Aprece, firmaram termo de cooperação a Secretaria da Educação (Seduc), a Polícia Rodoviária Federal, e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).

Assessoria de Imprensa da SSPDS:
Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira – Ascom SSPDS
(85) 8766 0028 e (85) 3101 6519