Cerca de 2.000 alunos na aula inaugural da Polícia Militar

12 de fevereiro de 2010 - 00:00

Cid Gomes anunciou que o Estado indenizará as famílias dos PMs assassinados no Cariri durante serviço.

O governador Cid Gomes ministrou nesta sexta-feira (12)  aula inaugural para 1.827 alunos do Curso de Formação Profissional da Polícia Militar. Esses alunos foram considerados aptos a participar da terceira fase do concurso da PM, realizado em 2008. Com a conclusão do curso, chegará  a cinco mil o número de policiais militares convocados, através de concurso, nos últimos três anos. O número representa  um aumento real de 30% do contingente que havia na Policia Militar do Ceará há quatro anos, que não ultrapassava 12 mil policiais. Durante a aula, Cid Gomes anunciou que enviará, nos próximos dias, para a Assembleia Legislativa do Estado um Projeto que propõe pagamento de indenização, no valor de R$ 100 mil, às famílias dos dois policiais assassinados  há dez dias, em Barbalha, na Região do Cariri, durante o exercício da função.

Na ocasião, foram citados os investimentos em segurança pública realizados nos últimos três anos, que já registram mais de R$ 340 milhões ? quase cinco vezes a mais do que no último governo – e que segundo o Governador são necessários para assegurar qualidade do trabalho de policiamento preventivo. ?São muitas as ações que o Estado está realizando, na procura de garantir sentimento de tranquilidade à população, mas a segurança é o grande desafio da atualidade?, resumiu Cid. Ele ressaltou ainda  que a segurança tem que ser acompanhadas com ações na área social, com educação e geração de trabalho e renda. Além disso, acrescentou Cid, questões como crescimento das cidades, desigualdades sociais e sensação de impunidade são fatores que contribuem pelo crescimento da violência nos centros urbanos.

O secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, foi enfático ao afirmar que o Estado vai preparar os candidatos da melhor maneira, tanto fisicamente quanto intelectualmente. ?Os candidatos receberão uma injeção de ânimo e doutrina. O Estado está vivendo uma verdadeira revolução com policiamento comunitário?, disse ao acrescentar que a Secretaria também terá o cuidado de aperfeiçoar os policiais sempre, sob pena de ficar para trás. ?A única forma de enfrentar a violência é combatendo o fantasma do medo. E coragem significa que mesmo com medo temos que seguir adiante?, finalizou.

Os candidatos, que já passaram pelas etapas de prova objetiva e realização de exames médicos, serão divididos em 50 turmas. Ao final da terceira etapa, que terá duração de cinco meses, os candidatos serão submetidos a mais uma prova objetiva para comprovar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, de caráter eliminatório. São 1.020 horas de aula e a grade curricular é baseada da Secretaria Nacional de Segurança pública, conforme explicou o secretário executivo da pasta, Joel Brasil.

Alguns investimentos da área de Segurança Pública

Construção de 50 novas delegacias de polícia no Interior do Estado;
Construção da Academia de Polícia;
Criação da Perícia Forense;
Implantação do policiamento comunitário em Fortaleza, RMF e cidades com mais de 50 mil habitantes;
Implantação do Programa Pró-Cidadania;
Aquisição de novas viaturas para as policias, inclusive de viaturas com tração 4 x 4 para o patrulhamento no litoral do Estado;
Investimentos para a Polícia Rodoviária Estadual ;
Construção da Divisão de Homicídios e da Divisão de Combate ao Narcotráfico;

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)