Operação Carnaval 2010 contará com mais de 6 mil homens

10 de fevereiro de 2010 - 00:00

O efetivo empregado em 2010 é 16% maior que o do ano passado. São 949 homens a mais, em operações na Capital e no interior do Estado.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), visando assegurar o bem estar e a tranqüilidade dos cearenses e turistas no Carnaval lançou nessa quarta-feira (10), a Operação Carnaval 2010. O esquema de segurança envolve as quatro vinculadas da SSPDS, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense (Pefoce). A operação terá início ao meio dia da sexta-feira (12), e será encerrada às 6 horas da quarta-feira (17). Ao todo estarão em ação 6.844 homens e 845 viaturas, que estarão a postos em todas as regiões do Estado. O efetivo empregado em 2010 é 16% maior que o do ano passado. São 949 homens a mais, em operações na Capital e no Interior.

A Polícia Rodoviária Estadual atuará de forma intensiva nas rodovias estaduais, em especial nas que dão acesso aos municípios de Aquiraz, Aracati, Beberibe, Caucaia, Cascavel, Camocim, Paracuru e o Maciço de Baturité, inclusive com a utilização de parte dos 119 novos etilômetros recebidos pela SSPDS. Esses equipamentos, conhecidos popularmente por bafômetros, foram doados recentemente pelo Ministério da Justiça e já serão utilizados nas rodovias durante o carnaval. Um treinamento específico sobre a utilização desses equipamentos foi promovido nesta quinta-feira (11), para 60 servidores das vinculadas da SSPDS.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) contará com 04 aeronaves em operação, sendo uma baseada em Fortaleza, e as outras tres em Iguatu, Sobral e Aracati, todas com apoio terrestre. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) contará, também, com esquema especial durante o período. Já a Pefoce, responsável pelas perícias criminais, disponibilizará reforços para os municípios de Aracati, Itapipoca, Russas e Senador Pompeu, que contarão com equipes extras de peritos.

A Operação Carnaval 2010 conta, ainda, com a participação das forças amigas: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Turismo, prefeituras municipais, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, AMC, Etufor e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira