Projetos são apresentados ao Conselho antidrogas

9 de fevereiro de 2010 - 00:00

A meta do Cepod é substituir a presença da violência e das drogas pela arte, pelo esporte e pela cidadania.

Na reunião mensal do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Cepod), foram apresentados dois projetos de prevenção às drogas. Os trabalhos foram desenvolvidos por duas entidades não governamentais. Para o presidente do Conselho, Herman Normando, a parceria com outras entidades é importante no combate ao consumo de drogas.

Ceará em Paz, projeto apresentado por Natalício Barroso, presidente do Centro Cultural Adolfo Caminha, propõe trabalhar com a prevenção através de ações socioculturais, esportivas e de aprendizagem. A ideia é substituir a presença da violência e das drogas pela arte, pelo esporte e pela cidadania na vida dos jovens e adolescentes.

De acordo com Natalício Barroso, é importante ter o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Governo do Estado, para que as atividades propostas no projeto possam chegar às comunidades e, dessa forma, ajudar a diminuir a quantidade de usuários de drogas. O projeto vai trabalhar com estudantes de 14 e 24 anos que vivem em situação de risco nas comunidades dos municípios do Ceará e sofrem com os efeitos da violência e do uso das drogas, sobretudo o crack.

Rogério Melo, representante da Pastoral da Sobriedade, apresentou o trabalhado que vem sendo desenvolvido pela pastoral desde 2005. A arquidiocese conta com o apoio de voluntários para evangelizar jovens e adultos usuários de drogas. A pastoral está presente em várias comunidades do Estado.

O Cepod existe há nove meses e está estudando, junto com os conselheiros, a criação e a elaboração da Lei Estadual de Políticas Pública Sobre Drogas, que entrará em vigor após aprovação pela Assembleia Legislativa. O conselho é formado por 23 conselheiros entre representantes de secretarias, órgãos e entidades particulares. Os conselheiros trabalham com a prevenção, com o tratamento e com a reinserção social.

Jornalista Joslen Herbster


Mais Informações:
Assessoria de Comunicação Social – SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira – Fone:(85)3101-6518 –
ascom@sspds.ce.gov.br