SSPDS e Sindionibus fecham parceria de monitoramento

21 de janeiro de 2010 - 00:00

Da esquerda para a direita: Carlos Feitosa, Ronaldo Albuquerque, Antônio Azevedo (presidente do Sindionibus), titular da SSPDS Roberto Monteiro e deputado Idemar Citó. Representando a CIOPS: tenente-coronel Paulo Neto, Nádia Juvêncio e tenente-coronel Willamar.

Convênio entre a SSPDS e o Sindionibus permitirá acompanhar, via satélite, se existem atitudes suspeitas no coletivo, como a saída da rota normal

Uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindionibus) garante mais tranquilidade à população. Hoje, 21 de janeiro, foi assinado um convênio para que os coletivos do município sejam monitorados diretamente da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Segundo o coronel Willamar Galvão, que responde interinamente pela Ciops, ao perceber alguma atitude suspeita, como o coletivo saindo de sua rota normal, equipes são acionadas para checar a situação. Tudo monitorado via satélite. Um projeto piloto já estava funcionando há pouco mais de um mês na Ciops, com resultados positivos. “Conseguimos acionar os policiais e prender os envolvidos, destaca Willamar.

Para o titular da SSPDS, Roberto Monteiro, a parceria  é muito importante. “A segurança pública é um direito e responsabilidade de todos. O Sindionibus, quando toma a iniciativa de se aproximar da Polícia, está contribuindo para a segurança”, ressalta Roberto Monteiro.

O presidente do Sindionibus, Antônio Azevedo, espera que os assaltos a coletivos diminuam consideravelmente com a medida, levando mais segurança à população. Ele explica que, desde 2007, várias medidas foram tomadas, contribuindo para a redução dos assaltos. “Em 2007 implantamos  os cofres. Em 2008 instalamos câmeras nos ônibus e, com o sistema de bilhetagem eletrônico, o valor que fica com o cobrador diminui. Agora, com o acompanhamento, esperamos reduzir ainda mais as ocorrências”, enfatiza Azevedo.

Com a parceria, o Sindiônibus é o décimo órgão que atua dentro da Ciops. Atualmente Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Guarda Municipal, Defesa Civil, AMC, Polícia Rodoviária Federal, Samu Fortaleza e  Sindionibus compartilham da estrutura desenvolvida na coordenadoria integrada.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira