Operação Silêncio inicia distribuição de cartazes

19 de janeiro de 2010 - 00:00

Em mais uma ação ostensiva de combate à poluição sonora, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tendo à frente o seu Coordenador de Planejamento Operacional, delegado Harley Alencar, iniciou na última sexta-feira (15) a distribuição dos cartazes alusivos à campanha de preservação do sossego alheio na capital e região metropolitana. A operação foi iniciada às 22h30min, e envolveu 43 agentes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Juizado da Infância e Adolescência, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e Regional IV.

Nesse primeiro momento, a Churrascaria Leblon, localizada na Avenida Osório de Paiva, Vila Pery, foi a pioneira no recebimento do selo estadual, que estampa a logomarca do Governo do Estado e a frase: “Este estabelecimento colabora com a Lei do Silêncio”, além de uma placa proibitiva de abuso sonoro. A escolha do estabelecimento foi feita com base no enquadramento daquele local ao que preceitua a Lei do Silencio.

A ideia é afixar cartazes nos estabelecimentos que, assim como o Leblon, estão colaborando com essas ações e se enquadram na legislação ambiental. Para o delegado Harley Alencar a entrega desses cartazes pode ter um efeito multiplicador para que outros estabelecimentos passem a ter interesse em cumprir o que prevê a norma legal.

Desde o seu lançamento, em abril de 2009, a Operação Silêncio já provocou a instauração de quase 4.000 procedimentos, entre apreensões de equipamentos e veículos, aplicação da Lei Seca e notificações de estabelecimentos irregulares, além da retirada de menores de situações consideradas de risco. Desenvolvido inicialmente em Maracanaú, esse enfrentamento já se estende a alguns municípios do Interior, como Crato, Juazeiro do Norte, Paracuru, Beberibe, Nova Russas, Independência, Senador Pompeu, Milhã, Ibicuitinga e Milagres. Ao longo deste ano, a Operação Silêncio deve ser ampliada, desenvolvendo ações em regiões que ainda não contam com esse tipo de repressão.

Mais informações:
Jornalistas Marcos Cavalcante e Nodge Nogueira