Serviço de urgência da Capital recebe quatro motolâncias

16 de dezembro de 2009 - 00:00

Os motociclistas, todos auxiliares de enfermagem, agilizarão o primeiros socorros em acidentes de trânsito e outras ocorrências

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam hoje, 16, quatro motocicletas. Chamados de motolâncias, elas foram doadas pelo Ministério da Saúde e equipadas com materiais da Secretaria Municipal da Saúde para agilizar os primeiros socorros em acidentes de trânsito dentre outras ocorrências.

As motolâncias estão equipadas com materiais médico-hospitalares, desfibriladores externos automáticos, oxímetros de pulso, glicosímetros, colares cervicais e imobilizadores de membros. Terão como pontos fixos o pátio da CIOPS, o SAMU Parquelândia, a Gama Filho e a Ettufor. Os condutores são auxiliares de enfermagem devidamente capacitados para prestar o atendimento de urgência.

Os profissionais ainda passarão, em janeiro do ano que vem, por um treinamento de direção defensiva ministrado por integrantes da Polícia Rodoviária Federal através de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Justiça.

Os novos veículos foram apresentados na manhã de hoje em uma solenidade realizada na sede da CIOPS, às 8 horas, em que estiveram presentes autoridades dos âmbitos da segurança pública e saúde, bem como: o Coordenador da CIOPS, Ten Cel Aristóteles Correia, o Gerente de Operações de Segurança da CIOPS, Ten Cel Willamar Galvão, o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Mont?Alverne e o Gerente do SAMU, Ângelo Luz.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Mont?Alverne é de grande importância a integração do SAMU Fortaleza com a CIOPS, gerando uma comunicação fácil do cidadão fortalezense com serviços de atendimento de urgência e emergência. A população tem acesso a todo o serviço do Samu, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e AMC através do telefone 190.

Marcos Cavalcante – Ascom da SSPDS
(85) 8766 0028 e 3101 6519