GRANDE BOM JARDIM GANHA TERRITÓRIO DE PAZ

12 de dezembro de 2009 - 00:00

A instalação do projeto Território de Paz, na região do Grande Bom Jardim, acontecerá nesta terça-feira, dia primeiro de dezembro, a partir das 14h30min, com a presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro, do governador Cid Gomes e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, além de outras autoridades especialmente convidadas para o evento. Território de Paz é um projeto que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, e é desenvolvido em regiões indicadas pelo próprio Programa, com base em índices de violência.

No Território de Paz constam as seguintes ações: implantação dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal – GGIM, responsável pela mobilização comunitária e policial; dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, que terão espaços de discussão nos bairros sobre as questões referentes à segurança pública; do Canal Comunidade, instituição de mecanismos para garantir o acesso das comunidades aos órgãos de defesa do consumidor; do  Geração Consciente, que visa atingir jovens em situação de risco com o repasse de informações sobre direitos do cidadão; e da Lei Maria da Penha/Proteção à Mulher, com a construção de Centros de Educação e Reabilitação para Agressores.

Também serão implementados juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher, delegacias e núcleos especializados nas defensorias públicas; a capacitação de magistrados, promotores e defensores públicos em direitos humanos. Neles também consta a instalação de Núcleos de Justiça Comunitária, onde lideranças das comunidades serão capacitadas por intermédio de oficinas para mediar conflitos e promover a coesão social.

No primeiro momento serão beneficiadas com o Território da Paz as comunidades que compõem o Grande Bom Jardim, onde vivem 175.144 pessoas distribuídas pelos bairros Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira. Dentro dos projetos oriundos do Pronasci e que fazem parte do “Território de Paz” destaca-se o “Mulheres da Paz”, que visa capacitar lideranças femininas para se aproximarem de jovens em situação de risco infracional ou criminal e encaminhá-los aos programas sociais e educacionais. Nessa ação de natureza social estarão á frente trezentas mulheres que se destacam como lideranças e que são  oriundas dos Conselhos Comunitários de Defesa Social.

Em novembro, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social realizou dois grandes encontros visando a instalação do Território de Paz no Bom Jardim. As reuniões preparatórias contaram com a participação da cúpula da SSPDS, de delegados de polícia e comandantes das Companhias e Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com atuação naquele bairro, além de representantes do Ministério da Justiça que compõem o Comitê de Articulação local do Pronasci.

Serviço:
Local: Praça central da Granja Portugal, (Rua Emílio de Meneses, s/n, esquina com Rua Antônio Néri.)

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br