OUVIDORA DA SSPDS DESIGNADA PARA COMPOR FÓRUM NACIONAL

5 de outubro de 2009 - 00:00

A Ouvidora Geral de Polícia do Estado do Ceará, Francisca Paula Máximo Portela foi designada pelo Secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo de Tarso Vannuchi, para compor o Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia. Órgão instituído por decreto presidencial em maio de 2006, composto por ouvidores de polícia das esferas federal, estadual e do Distrito Federal.

Graduada em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, Paula Portela está à frente Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desde dezembro de 2007, quando foi nomeada pelo secretário Roberto Monteiro. Porém já exercia o cargo de Assessora Técnica da OUVGE desde o mês de abril do mesmo ano. Diante do trabalho desenvolvido na função que lhe foi confiada, ganha agora reconhecimento no âmbito do Governo Federal por intermédio da Portaria nº 1849/2009, que a designa para fazer parte dos encontros que reúnem profissionais da área em todo o país. No mesmo documento, o secretário da SEDH nomeia o também ouvidor Luiz Gonzaga Dantas, do Estado São Paulo.

O Fórum

Adotar medidas que visem o aperfeiçoamento do sistema policial no Brasil e estimular a criação de Ouvidorias de Polícia nos estados, com autonomia e independência. Esses são os principais objetivos do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, que aglutina atualmente 17 unidades da federação: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Conforme o decreto que o instituiu, o Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia deverá se reunir pelo menos duas vezes anualmente.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
(85) 3101.6517 – 3101.6518