BATALHÃO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA COM SEDE PRÓPRIA

22 de setembro de 2009 - 00:00

Autoridades presentes no evento (Foto: arquivo SSPDS)

?A experiência mundial tem mostrado a necessidade de a polícia aproximar-se da comunidade. No mundo, de vez em quando surge um arauto da mudança que parte em busca do novo. O coronel Israel Cintra e o governador Cid Gomes, cada qual em seu tempo, acreditam nas mudanças tal qual Aristóteles, que afirmou ser a mudança a única coisa perene na vida.?. A frase deu início à fala do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, durante inauguração do Batalhão de Polícia Comunitária (BPCOM), da Polícia Militar, cuja sede leva o nome do Coronel José Israel Cintra Austregésilo, que implantou a semente dos Conselhos Comunitários de Defesa Social ? CCDS, no Ceará. A solenidade de inauguração aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 21, com a presença do governador Cid Gomes, de policiais militares e civis; de representantes do clero; funcionários da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e de integrantes de diversos CCDSs.

O BPCOM é o órgão gestor do policiamento comunitário Ronda do Quarteirão. Durante a inauguração, o governador Cid Gomes citou as novas ações e investimentos na área da segurança do Estado que garantirão melhorias não só para o Ronda do Quarteirão, mas para toda a Polícia Militar. Segundo Cid, ?os investimentos vão desde novos fardamentos, onde estão sendo empregados R$ 18 milhões, até viaturas que já integram  a CPRV (Companhia de Policiamento Rodoviário), o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) e ainda a PMtur (policiamento voltado ao turista)?. O governador Cid Gomes adiantou que planeja adquirir equipamentos que identifiquem, com precisão, de onde são feitos disparos com arma de fogo. ?Podem existir, em outros lugares, equipamentos semelhantes, mas não mais modernos dos que os que hoje dão suporte à Polícia Militar desse Estado?, afirmou. Entusiasmado, Cid Gomes também adiantou que a partir do próximo ano o Ceará passará a contar com a mais moderna academia de polícia do Brasil.

O governador também foi enfático ao afirmar que o policiamento comunitário ?chegou para ficar?. ?O Ronda continuará sendo ampliado. Já implantamos na Capital e nos municípios com mais de 80 mil habitantes. O próximo passo será implantar nos municípios com mais de 50 mil habitantes?, disse ele. Com esse objetivo, o Governo do Estado vai convocar mais 2.500 candidatos aprovados no último concurso realizado e que já formou 1.700 novos policiais. Vale salientar que para municípios menores, o governo estadual lançou o programa Pró-Cidadania, em parceria com prefeituras municipais. ?Vamos procurar ampliar a estrutura dos municípios. O Estado vai garantir todos os equipamentos e viaturas e para cada agente de segurança que a prefeitura contratar, o governo contratará outro?, sintetizou Cid, ao afirmar que a meta do governo é de um agente de segurança para cada 500 habitantes, como prega ONU.Sobre a sede do BPCOM, Cid Gomes avaliou que, além de oferecer mais estrutura aos profissionais,  o prédio conta com o suporte necessário para que o comando do policiamento possa acompanhar o dia-a-dia das operações. ?Na sala de monitoramento serão identificadas todas as ocorrências. Esses registros ajudarão, inclusive, na implementação de políticas sociais?, exemplificou. Na sede, anexa à Secretaria de Segurança Pública, foram investidos R$ 2,5 milhões.

A sede

A sede do Batalhão de Polícia Comunitária abriga todos os setores a ele ligados. Além do comando e sub-comando e da sala de monitoramento, no local funcionarão a supervisão operacional dos núcleos da Capital, da Região Metropolitana e também do Interior do Estado. Logística, almoxarifado, vestiários e salas para reserva de armamentos também terão seus espaços próprios. O setor de justiça e disciplina, responsável pelo acompanhamento das demandas disciplinares e elogios contará com área específica, além da ouvidoria que contribuirá para o controle de qualidade do programa Ronda do Quarteirão. Uma sala reservada para o planejamento operacional, outra para o setor de pessoal e um auditório de 170 lugares completam a estrutura física do novo prédio.

Mais informações:

Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira