Ronda do Quarteirão: sede garantirá mais suporte ao policiamento

21 de setembro de 2009 - 00:00

Cid anunciou que comprará equipamentos que vão identificar a localização de disparos.

Ronda do Quarteirão: sede garantirá mais suporte ao policiamento

Crédito: Antônio Carlos

Foi inaugurada nesta segunda-feira (21), a sede do Batalhão de Polícia Comunitária (BPCOM) da Polícia Militar – órgão gestor do policiamento comunitário Ronda do Quarteirão. Durante a inauguração, o governador Cid Gomes citou as novas ações e investimentos na área da segurança do Estado que garantirão melhorias não só para o Ronda do Quarteirão, mas para toda a Polícia Militar. ?Todas as polícias estão recebendo investimentos, que vão desde novos fardamentos, onde estão sendo investidos R$ 18 milhões, e viaturas que já contemplaram a CPRV, o Gate, a PM Tur?, disse. Entre os investimentos, o governador adiantou que deverá trazer para o Ceará equipamentos que identifiquem, com precisão, de onde são feitos disparos com arma de fogo. ?Podem existir, em outros lugares, equipamentos semelhantes mas não há equipamentos mais modernos dos que os equipamentos que hoje dão suporte a Polícia Militar desse Estado?, afirmou Cid.

O governador também foi enfático ao afirmar que o policiamento comunitário ?veio para ficar?. ?O Ronda continuará sendo ampliado. Já implantamos na Capital e nos municípios com mais de 80 mil habitantes. O próximo passo será implantar nos municípios com mais de 50 mil habitantes?, adiantou. Para isso, o Governo do Estado vai convocar mais 2.500 pessoas que se inscreveram no último concurso realizado para o preenchimento de vagas na Polícia Militar. Para municípios menores, o governo estadual lançou o programa Pró-Cidadania, em parceria com prefeituras municipais. ?Vamos procurar ampliar as estruturas municipais. O Estado vai garantir todos os equipamentos e viaturas e para cada agente de segurança que a prefeitura contratar, o Governo contratará outro?, sintetizou, ao afirmar que a meta do governo é de um agente de segurança para cada 500 habitantes.

Sobre a sede do Ronda do Quarteirão, Cid Gomes avaliou que além de dar mais estrutura o prédio dará o suporte necessário para que o comando do policiamento possa acompanhar o dia-a-dia das operações dos policias. ?Na sala de monitoramento serão identificadas todas as ocorrências realizadas. Esses registros nos ajudarão na implementação de políticas sociais, como construção de equipamentos de esporte e cultura?, exemplificou. Na sede, anexa a Secretaria de Segurança pública, foram investidos R$ 2,5 milhões.

?A população só pode confiar na sua polícia, na medida em que ela compartilha suas decisões?, afirmou o secretário Roberto Monteiro. Ele disse também que policiamento comunitário é tendência mundial e que no Ceará, há semente do modelo já havia sido implantada desde a década de 1990, com a criação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social. ?A experiência exitosa do Coronel Cintra, está colhendo os frutos?, homenageou o secretário ao dirigir-se a família do coronel que leva o nome da sede do batalhão.

A sede

A sede do Batalhão de Polícia Comunitária passa a abrigar todos os setores a ele ligados. Além do comando e sub-comando e da sala de monitoramento, no local funcionarão a supervisão operacional dos núcleos da Capital, da Região Metropolitana e também do Interior do Estado. Logística, almoxarifado, vestiários e salas para reserva de armamentos também terão seus espaços próprios. O setor de justiça e disciplina, responsável pelo acompanhamento das demandas disciplinares e elogios contará com área específica, além de ouvidoria que contribuirá para o controle de qualidade do programa Ronda do Quarteirão. Uma sala reservada para o planejamento operacional, outra para o setor de pessoal e um auditório de 170 lugares completam a estrutura física do novo prédio.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)