POLICIAIS DA ESPANHA FALAM SOBRE ?TURISMO E SEGURANÇA?

14 de setembro de 2009 - 00:00

Coronel João Vasconcelos, D. Leoncio Lorente Gomez, Roberto Monteiro, D. Emilio Morgade Lopo e Maximiano Chaves

O seminário ?Polícia e Turismo: a experiência da Espanha? teve início segunda-feira, dia 14, nas instalações do Hotel Plaza Praia Suites, na Praia de Iracema. A abertura do evento contou com a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro; do Comissário Principal, Leoncio Lorente Gomez e do adido do interior, José Emilio Morgade Lopo, ambos do governo espanhol, além de outras autoridades. O encontro, que reúne representantes das quatro vinculadas da Secretaria da segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), se estende até sexta-feira, dia 18. Um dos objetivos do seminário é  difundir, entre os participantes, novas estratégias de atendimento e de segurança para os turistas, com técnicas de prevenção.

Durante a abertura, o titular da SSPDS, Roberto Monteiro, enfatizou ser ?louvável a iniciativa da Embaixada da Espanha em realizar esse seminário sobre Polícia e Turismo?.  Monteiro também fez questão de afirmar que ?hoje o  turismo, essa indústria sem chaminé, alavanca o desenvolvimento social e econômico, mas o progresso traz consigo o crime?. Ele adiantou, ainda,  que a Espanha tem muito a ensinar por ser o segundo país do mundo em turismo ? só perde para a França ? e porque tem uma polícia preparada e eficiente, com resultados consolidados.  ?É alvissareira a idéia de se realizar evento dessa natureza, principalmente tendo em vista a realização da Copa do Mundo em 2014, com Fortaleza sendo uma das cidades sede?.

O seminário, o primeiro de uma série de eventos preparatórios para a Copa do Mundo de 2014, está sendo ministrado por policiais espanhóis, com palestras nos dois períodos. Os palestrantes são os comissários Manuel Paz Rodriguez, inspetor com mais de 30 anos de serviço, hoje responsável pelo programa de Segurança e Turismo na Espanha; e Manuel Gonzalez Alva, há 34 anos lidando no setor, hoje ocupando a função de Chefe de Participação Cidadã e Programas, com inúmeras participações em planos operativos de combate ao trafico e consumo de drogas.

Cinco são os temas a serem debatidos, começando pelas áreas de atividades em lugares onde acontecem as atuações policiais de natureza preventiva, dirigida ao setor turístico. A preparação das delegacias de polícia com relação ao Serviço de Atendimento ao Turista Estrangeiro (SATE) é outro tema relevante a ser explorado. O programa sobre polícia e turismo será trabalhado por meio de folhetos e dvd?s, abordando a segurança na área específica, com planejamento focado no âmbito geográfico. A criação de convênios de colaboração entre a polícia estatal e as empresas e instituições
relacionadas com o turismo é outro ponto do encontro. Os policiais espanhóis também falarão sobre a troca de informações entre a polícia e os estabelecimentos hoteleiros, no que concerne às informações
cadastrais dos viajantes, tendo em vista a operacionalidade policial. No setor turístico, especificamente, serão tratados os seguintes temas: convênios e protocolos; participação cidadã; serviço de atendimento ao turista estrangeiro; turismo sexual e prevenção de delitos. O seminário Polícia e o Turismo: a experiência da Espanha é uma realização da Embaixada da Espanha, com o apoio da SSPDS. O Ceará é o quarto  estado a receber esse tipo de capacitação, que já foi realizada no Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.

Mais informações:

Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518
ascom@sspds.ce.gov.br

Outras informações: