OPERAÇÕES DE INTELIGÊNCIA REDUZEM ?SEQUESTROS RELÂMPAGO?

31 de agosto de 2009 - 00:00

Roubo à pessoa com constrangimento de liberdade, os chamados “sequestros relâmpago" têm queda de quase 50% este ano. Segundo dados estatísticos da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), comparando-se os casos registrados no período de janeiro a julho deste ano com o mesmo período do ano passado, conclui-se que houve acentuada queda nos índices. Em 2008, em Fortaleza e Região Metropolitana, aconteceram 90 ocorrências contra 47 este ano.

A elevação dos números em 2008 fez com que a SSPDS, por intermédio da Coin, passasse a realizar investigação mais detalhada sobre essa ação delituosa. Para se ter uma idéia, no ano passado, só no mês de janeiro os “sequestros relâmpago" atingiram a marca de 20 casos. A partir de então, a Coin passou a trabalhar no  sentido de identificar os autores desses delitos, resultando em ações das polícias Civil e Militar com o intuito de  evitar e coibir essa modalidade de crime.  Já no mês de fevereiro, notou-se uma queda nos índices, com o registro de apenas 10 casos, 50% a menos que no mês anterior.

Os trabalhos investigativos tiveram prosseguimento nos meses seguintes, quando evidenciou-se significativa  diminuição no número de ocorrências, com oito casos nos meses de julho, agosto e novembro, e apenas sete no mês de dezembro. Mesmo assim, ao final do ano de 2008 foram totalizados 134 casos, número ainda considerado alto, o que determinou um aprofundamento nas investigações. Em 2009, os índices continuaram baixando, com a computação de 47 “sequestros relâmpago” até julho, mês em que se computou apenas quatro casos.

A Coordenadoria de Inteligência da SSPDS continua trabalhando com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de violência na Capital e Região Metropolitana, contando para isso com a parceria das polícias Civil e Militar além do indispensável apoio do Ministério Público por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gecoc).

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br