POLÍTICA PÚBLICAS SOBRE DROGAS MOBILIZA GESTORES

18 de agosto de 2009 - 00:00

Representantes de 37 municípios do Ceará reuniram-se última terça-feira (18), no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para participar do I Encontro de Gestores Municipais para Discussão de Políticas Públicas Sobre Drogas. Na abertura do evento, o titular da SSPDS, Roberto Monteiro, falou sobre a importância da mobilização dos gestores no sentido de implantar os conselhos municipais e discutir políticas sobre drogas em suas respectivas cidades. O secretário alertou que “droga, hoje, não se combate apenas com repressão, como no passado, mas com informação, educação e prevenção”. A presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Araújo Brasileiro, também fez uso da palavra enaltecendo a parceria entre a SSPDS e os municípios em torno do combate às drogas, cujo tema considera grave.   

O presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Cepod), Herman Normando, dirigiu os trabalhos, abordando de forma detalhada três temas: “Os prejuízos causados à juventude e às famílias pelo uso indevido de drogas”; “O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas” e ” Criação dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas Sobre Drogas (Comad)”. Estiveram presentes prefeitos e representantes dos seguintes municípios: Fortaleza, Piquet Carneiro, Ibicuitinga, Eusébio, Croatá, Palhano, Baturité, Limoeiro do Norte, Sobral, Aracati, Iguatu, São Gonçalo do Amarante, Cascavel, Aquiraz, Barroquinha, Capistrano, Pacatuba, Umirim, Quiterianópolis, Pacajus, Tianguá, Nova Russas, Viçosa do Ceará, Cruz, Trairi, Apuiarés, Palmácia, Aratuba, Orós, Madalena, Mucambo, Pindoretama, Novo Oriente, Guaiúba, Quixadá, Canindé e Fortim.

Observando o auditório lotado, Roberto Monteiro solicitou que cada representante ali presente tivesse a noção exata da importância da “criação dos conselhos municipais, atitude que requer maior mobilização das pessoas com relação à prevenção ao uso indevido de drogas, principalmente ao crack que tem se disseminado no interior do Estado, causando um enorme prejuízo às famílias e à população.”. Para Monteiro, a saída é investir na prevenção: “Se dinheiro, carros; armas e equipamentos resolvessem o problema, os Estados Unidos seriam um verdadeiro paraíso. No Japão, onde se gasta muitas vezes menos, os resultados são bem mais satisfatórios”, adverte o titular da SSPDS. 

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br