ENCONTRO DISCUTIRÁ POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS

17 de agosto de 2009 - 00:00

O avanço do consumo de drogas em Fortaleza e no Interior do Estado, principalmente do crack, tem provocado diferentes ações por parte da sociedade e órgãos públicos que se mostram preocupados. Nesse contexto, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará – Aprece, realizará o I Encontro de Gestores Municipais para Discussão de Políticas Públicas sobre Drogas.  O evento acontecerá a partir das nove horas desta terça-feira, dia 18, no auditório da SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo. O objetivo é conscientizar os gestores sobre os prejuízos causados à juventude e às famílias pelo uso indevido de substâncias entorpecentes. O segundo ponto é prático: será o repasse de informações e incentivo para criação dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas – COMAD.  

A partir da criação dos Conselhos, SSPDS e Aprece unidas desenvolverão ações preventivas que impeçam crianças e adolescentes de entrarem no mundo das drogas. O encontro será coordenado pelo secretário Roberto Monteiro e pela presidente da Aprece, Eliene Leite Araújo Brasileiro, prefeita de General Sampaio. Participarão, além de  prefeitos, representantes das secretarias da Segurança Pública, da Cultura, da Educação, do Esporte, da Saúde e da Ouvidoria e Controladoria do Estado. Segundo o secretário-adjunto, delegado Nival Freire, “a prevenção ainda continua sendo o melhor remédio e para se obter êxito é preciso conscientização”.   

 

Já o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Herman Normando, adverte: “são necessárias ação, união e participação, além de campanhas educativas”.  O secretário Roberto Monteiro faz uma associação de droga e criminalidade. Para ele, a maioria dos pequenos roubos parte dos usuários de crack devido ao rápido e elevado grau de dependência, o que impulsiona a ação dos usuários”. Monteiro enfatiza que a disponibilidade da Associação de Prefeitos pode ser traduzida como “muito importante”, porque demonstra atitude e interesse em colaborar com o trabalho da polícia.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br  – angel@sspds.ce.gov.br