INICIADAS AS OBRAS DA DIVISÃO DE HOMICÍDIOS

29 de julho de 2009 - 00:00

O governador Cid Gomes autorizou no final do mês de junho, a construção da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, órgão especializado em apurar crimes de morte e que contará com quatro delegacias especializadas. A obra ? que já foi iniciada com a fase de medições -, será fiscalizada e executada pelo Departamento de Edificações e Rodovias ? DER,  com previsão de conclusão em 360 dias.

O projeto da Divisão de Homicídios prevê a construção de um prédio de 4 pavimentos, localizado na Avenida Aguanambi, ao lado do viaduto da Treze de Maio, com 2.996,40 m2 de área. A obra está orçada em R$ 4.825.185,73 (quatro milhões, oitocentos e vinte cinco mil, cento e oitenta e cinco reais e setenta e tres centavos), recursos oriundos do tesouro estadual. O novo ógão da Polícia Civil será composto de quatro delegacias especializadas, que serão responsáveis pelas apurações de todas as modalidades de crimes de morte no estado. Execuções, homicídios contra mulheres e assassinatos em série, são alguns dos tipos de crimes que serão investigados pelo novo órgão.  

O efetivo contará com policiais que deverão passar por treinamentos especiais e formação específica, inclusive no Estado de São Paulo, capital que nas últimas décadas apresentou grandes índices de assassinatos em série, praticados pelos chamados ?serial killers?. O secretário em exercício da SSPDS, José Nival Freire, comemora a criação do novo órgão: ?Quando entrar em atividade, no próximo ano, a Divisão de Homicídios com certeza reduzirá a sensação de impunidade, que é algo que atinge diretamente as famílias dos mortos, trabalhando efetivamente para elucidar os crimes sem autoria definida, instaurando inquéritos policiais e fornecendo à Justiça elementos para que os acusados sejam julgados e punidos por seus crimes?, enfatiza o secretário. 

O espaço físico da Divisão de Homicídios será dividido em diversos setores, dentre eles, Salas de Interrogatório, Investigação e Perícia, Reconhecimento,  Advogados, Reuniões e Apoio psicológico. Os delegados disporão de nove salas para atendimento e oitiva de testemunhas, além de uma Unidade de Inteligência, Célula de Guardião e oito cartórios. A nova divisão da Polícia Civil também contará com auditório, elevadores, arquivo e almoxarifado. Alojamentos, refeitório e banheiros complementam o projeto. 

Outras informações:

Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Fones: (85) 3101.6517 ? 3101.6518

ascom@sspds.ce.gov.br