Ronda do Quarteirão já atende 10 municípios cearenses

20 de julho de 2009 - 00:00

Ronda do Quarteirão já atende 10 municípios cearenses

Governador Cid Gomes durante solenidade de instalação do Ronda em Pacatuba. Foto: Geraldo Silva

O Ronda do Quarteirão, programa modelo de policiamento comunitário implantado na gestão do governador Cid Gomes já atende um novo município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Dessa vez, em Maranguape, 34 policiais do Ronda farão o patrulhamento distribuído em quatro áreas distintas: 1151, 1152, 1153, 1154. O lançamento foi feito pelo governador na noite deste sábado (19) na sede da cidade. Com a chegada das novas equipes, dez são os municípios cearenses assistidos pelo programa: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Sobral, Pacatuba, Itaitinga, Aquiraz, Eusébio e Maranguape.

Segundo Cid, o Governo do Estado, desde 2007, está investindo muito em ações conjuntas visando o desenvolvimento no setor da segurança pública. “O Ronda é só uma delas. Também estamos destinando recursos para as polícias Militar e Civil, no âmbito da Justiça também temos investido com a construção de Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL), entre muitas ações”, disse. Cid Gomes avalia que para a resolução da problemática hoje no País, é necessário uma sequência com várias ações conjugadas e em primeiro plano avalia o desenvolvimento da educação como a principal. “Se tivéssemos resolvido no passado os problemas com a educação e com a falta de emprego, com certeza nossos índices de violência seriam bem menores”, defendeu.

Cid Gomes confirmou que o Programa Ronda do Quarteirão é fundamentado sob três bases. “A primeira diz respeito à tecnologia empregada nos equipamentos. A segunda base está relacionada diretamente com os policiais integrantes da equipes. A comunidade, terceira e mais importante base avaliada por Cid Gomes, é a peça fundamental para o bom funcionamento da operação e da boa conduta dos policiais.

O Programa Ronda do Quarteirão caracteriza-se como uma nova estratégia de fazer polícia. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de polícia comunitária que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social.  Na concepção do Programa foram estabelecidos focos prioritários como: a criação de polícia de proximidade, a utilização do uso legal e proporcional da força, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.

Ainda neste semestre, o Governo vai implantar o Programa nos demais municípios da Região Metropolitana e nas cidades do Interior com população urbana acima de 50 mil habitantes (Crato, Barbalha, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Canindé e Cascavel). Para atender a demanda o Governo do Estado estará convocando nos próximos dias mais dois mil policiais aprovados em concurso, que passarão por um processo de formação e em seguida serão integrados ao quadro da polícia cearenses.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)