RONDA DO QUARTEIRÃO AMPLIADO NA REGIÃO METROPOLITANA

15 de julho de 2009 - 00:00

O programa de policiamento comunitário Ronda do Quarteirão, implementado pelo Governo do Estado em novembro de 2007, teve sua atuação ampliada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) a partir dessa terça-feira (14). Depois de Maracanaú e Caucaia, agora Aquiraz e Eusébio também já contam com o Ronda. O lançamento do novo policiamento nos dois municípios aconteceu ontem à noite, na Praça da Matriz de Aquiraz e na Praça Central do Eusébio. As solenidades contaram com as presenças do governador Cid Gomes, do secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), José Nival Freire, do Coordenador do Ronda do Quarteirão, Cel. PM Joel Brasil e dos prefeitos daqueles municípios, dentre outras autoridades.

A partir de agora, o Ronda do Quarteirão está presente em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Sobral e Juazeiro do Norte. A expansão terá prosseguimento com a implantação do programa nos demais municípios da Região Metropolitana de Fortaleza até 2010. Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga e Maranguape serão os próximos. No interior, o Ronda também será implantado nos municípios com mais de 80 mil habitantes, sendo beneficiados com o programa na sua fase seguinte, Crateús, Canindé, Itapipoca, Barbalha, Crato, Iguatu, Quixadá e Cascavel. Para atender a ampliação do Ronda do Quarteirão no interior, o Governo do Estado estará convocando nos próximos dias mais dois mil policiais aprovados em concurso, que passarão por um processo de formação e em seguida serão integrados ao quadro.

O Ronda do Quarteirão

O Programa Ronda do Quarteirão pode ser definido como uma nova estratégia de fazer polícia. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de polícia comunitária que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social.  Na concepção do Programa Ronda foram estabelecidos focos prioritários como: a criação de polícia de proximidade, a utilização do uso legal e proporcional da força, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br