REFORÇO NA SEGURANÇA PÚBLICA – Mais PMs no Centro e na Uece

13 de julho de 2009 - 00:00

Secretário Nival Freire anunciou medidas para tornar mais intenso o policiamento nas duas áreas de Fortaleza

A Malha Central de Fortaleza e o Campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro do Itaperi, terão reforçados seus esquemas de segurança. A Polícia Militar vai aumentar o efetivo e intensificar o patrulhamento em operação nas duas áreas. A informação é do secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), delegado José Nival Freire, que, desde a última quarta-feira (8) assumiu, interinamente, o comando daquela Pasta. Ele conta com o apoio do comandante-geral da corporação, coronel PM William Alves Rocha.

Na última sexta-feira, Freire convocou uma reunião com o comandante do Policiamento da Capital, coronel PM Jarbas Araújo, e no encontro ficou definido que a Polícia Militar vai reforçar durante todo o mês de julho a segurança nas ruas do Centro de Fortaleza, principalmente naquelas vias de maior volume de tráfego de veículos e trânsito de pessoas. O efetivo naquele setor da Capital é comandado pelo major Jonas, da 5ª Companhia do 5º BPM.

Já em relação à Uece, Freire teve um encontro com o reitor da instituição, professor Francisco de Assis Araripe, com um oficial do Ronda do Quarteirão e com o comandante da 7ª Cia/5ºBPM, major Douglas.

O secretário lembrou que, pelo Centro da cidade circulam, em média, nos dias úteis, cerca de 300 mil pessoas. Nos períodos de datas comemorativas como Natal, Ano-Novo, Dia das Mães e Namorados, esse movimento salta para até meio milhão de pessoas em circulação no quadrilátero formado pelas ruas Sena Madureira e Castro e Silva e avenidas Imperador e Duque de Caxias.

No Centro, as ocorrências de assalto e furtos vêm sendo reprimidas com sucesso pelas autoridades policiais. ?Nos últimos casos de assaltos, a Polícia agiu com muita rapidez e eficiência, prendendo os criminosos?, ressalta Freire. Ele cita como exemplo a prisão de duas quadrilhas na semana passada. A primeira havia assaltado uma agência lotérica. A outra tentou roubar malotes de um carro-forte, ocasião em que houve tiroteio e captura de três bandidos, além da apreensão de cinco armas de fogo, incluindo pistolas e revólver.

Atenção

?A segurança no Centro sempre deve ser especial e tem tido uma atenção da Secretaria da Segurança. Considero que o Centro é seguro. Mesmo assim, nossa determinação é para que seja intensificada a presença de policiais tanto a pé como motorizados em viaturas de duas e quatro rodas?, acrescenta o secretário.

Freire explica que a área central de Fortaleza tem suas peculiaridades e o planejamento estratégico da Segurança Pública para este setor obedece a esta característica. Ele lembra que, com a chegada do período de férias de julho, o número de pessoas em circulação no Centro tem um forte incremento, com a presença de turistas e também de estudantes e profissionais cearenses de férias.

Para reforçar a segurança na Malha Central, além das patrulhas da 5ª Companhia do 5º BPM, estão em circulação efetivos das forças especiais da PM, como viaturas do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), do Canil e motos do grupo Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas).

Já a partir de ontem (sábado) a área Central contou com o reforço de quatro viaturas do BpChoque, oito motopatrulhas, uma equipe do Ronda do Quarteirão, duas viaturas da 5ª Cia/5ºBPM, duas equipes do Raio e 20 homens do BPChoque a pé. Este reforço se estendeu também até a Avenida Monsenhor Tabosa, um dos principais corredores de compras da cidade e sempre muito visitado por turistas.

?As recentes prisões confirmam que a Polícia está atenta e pronta para reprimir as ações criminosas daqueles que tentarem praticar assaltos nas ruas centrais. O reforço vai melhorar mais ainda este trabalho em prol dos consumidores e dos comerciantes.?

Ostensiva

Na reunião com o reitor da Uece – na última sexta-feira – Nival Freire convocou o major Douglas, da 7ªCia/5ºBPM, e um representante do Ronda do Quarteirão para que fosse traçado uma meta da presença mais ostensiva e mais freqüente dos policiais militares nas áreas interna e externa do Campus do Itaperi. O tenente PM Leonardo, do Batalhão de Policiamento Comunitário, participou do encontro na reitoria.

?Os policiais do Ronda do Quarteirão serão orientados a interagir com mais freqüência com os alunos e professores da universidade?, diz Freire.

No encontro, ficou acertado que nos horários entre 7 e 9 horas, 12 e 14 horas e 17 e 22 horas (saída e chegada de alunos) serão feitas incursões mais intensas da PM no Campus.

Fernando Ribeiro
Editor

PÚBLICO

300 mil pessoas circulam, em dias úteis, no Centro de Fortaleza. Esse número salta para 500 mil em períodos de datas comemorativas como Natal, Ano-Novo, Dia das Mães e Dia dos Namorados