Governo Estadual implanta Ronda do Quarteirão em Juazeiro do Norte

30 de junho de 2009 - 00:00

Durante a solenidade, Cid Gomes autorizou a construção da cadeia pública de Juazeiro do Norte.
 
Governador Cid Gomes, durante a solenidade de lançamento do Ronda em Juazeiro. Foto: Geraldo Silva
Depois de Sobral, na região Norte do Estado, chegou a vez de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, receber o programa de policiamento comunitário do Governo Estadual, Ronda do Quarteirão. A implantação do Programa no Interior do Estado marca o cumprimento de uma promessa de campanha do governador Cid Gomes que lançou na noite de segunda-feira (29), o Ronda do Quarteirão em Juazeiro do Norte.

A partir de agora, serão 82 policiais distribuídos em 15 novas viaturas, buscando a integração da Polícia com a comunidade para que juntas estabeleçam estratégias preventivas contra a criminalidade em Juazeiro do Norte. Para isso, o município foi dividido em 11 áreas. Cada uma delas será patrulhada por uma equipe de oito policiais que se revezarão 24 horas por dia, e será exclusiva de cada região. Todas as viaturas do Programa são rastreadas e equipadas com computador de bordo, sistema de radiocomunicação e telefones.

Na oportutunidade, Cid Gomes assinou a ordem de serviço para construção da Cadeia Pública de Juazeiro do Norte, com capacidade para 83 detentos. No equipamento, que incrementará o sistema de segurança do município, o Governo está investindo recursos superiores a R$ 2,3 milhões. De acordo com o secretário da Justiça, Marcos Cals, o prazo para conclusão das obras será de 240 dias. Cals também informou que serão, no total, 25 cadeias de pequeno porte instaladas no Interior do Estado. Na próxima quarta-feira (01) será inaugurada, em Itaitinga, a Casa de Privação Provisória de Liberdade, para desafogar as delegacias e com capacidade para 950 detentos.

Para o governador, o momento de implantação do Ronda em Juazeiro é um momento de retribuição a confiança depositada pela população. ?A única herança que eu quero deixar para as pessoas é o respeito e o reconhecimento do trabalho que realizei?, disse, referindo-se, no caso, as ações em segurança.

Cid também detalhou o andamento de outras ações no Cariri como a construção da estrada Padre Cícero, que diminuirá o percurso para Fortaleza, de 90 quilômetros, a construção do Hospital Regional, a construção do Centro de Convenções Regional, a conclusão da Praça dos Romeiros. ?Os gestores tem que aprender a transformar a necessidade das pessoas em projetos?, resumiu Cid .

O secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, destacou os investimentos do Governo Estadual no combate à violência. Além da implantação do Ronda do Quarteirão, estão em construção a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, a Delegacia da Mulher, a criação do Ciops e a implantação do Telecentro para capacitação de policiais. ?O que lançamos aqui é o mais completo projeto de policiamento comunitário do Brasil?, disse, informando ainda que tem recebido secretários de segurança de outros estados brasileiros para conhecerem o Ronda do Quarteirão.

Ronda ? O Ronda do Quarteirão é um programa de segurança pública implementado no Estado em novembro de 2007, em cinco áreas piloto, e depois expandida. Em 22 de fevereiro de 2008 foi ampliado de 76 para 91 áreas, abrangendo todos os bairros de Fortaleza. Em 12 de junho de 2008 houve a expansão do programa para mais 20 novas áreas de atuação, abrangendo por completo as regiões de Fortaleza e dos municípios de Caucaia e Maracanaú.

Ainda este ano, o Ronda do Quarteirão deverá chegar também nos municípios de Canindé, Crateús, Barbalha, Crato, Itapipoca, Iguatu, Quixadá e Cascavel.

Confira as áreas de atuação do Ronda em Juazeiro do Norte:

Área 1220: Centro Socorro, Salgadinho, Horto, Três Marias, Parte dos Salesianos

Área 1221: Centro, São Miguel, Juvêncio, Santana, Carité, Parte dos Salesianos

Área 1222: São José, Antônio Vieira

Área 1223: Salesianos, Santa Tereza

Área 1224: Franciscanos, Pio XII, Vila Fátima, Parte do Pirajá

Área 1225: Limoeiro, Timbaúba, Parte do Pirajá

Área 1226: Aeroporto, Leandro Bezerra, Pedrinhas

Área 1227: Novo Juazeiro, Tiradentes

Área 1228: João Cabral, Romeirão, Triângulo

Área 1229: Lagoa Seca, Planalto

Área 1230: Frei Damião, Jardim Gonzaga

Região Metropolitana do Cariri

Durante a solenidade, o governador Cid Gomes sancionou a Lei que cria a Região Metropolitana do Cariri. A partir de agora, o poder público tanto estadual, quanto dos municípios que compõem a região, terão instrumento para trabalhar ações integradas, assim como acesso a recursos públicos específicos. Cid anunciou que estão previstos investimentos de R$ 130 milhões na Região Metropolitana do Cariri.

De acordo com o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, o Governo já está adotando medidas para beneficiar a população através da Região Metropolitana do Cariri. ?Estamos trabalhando na elaboração do projeto executivo para a criação do Consórcio Público de Gestão e Operação do Aterro Sanitário da Região do Cariri?, exemplificou.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)