1ª CONSEG: CONFERENCIA LIVRE DOS AGENTES PRISIONAIS MOBILIZA BOA PARTE DA CLASSE

17 de abril de 2009 - 00:00

“Evoluímos muito pouco ou talvez tenhamos retrocedido, porque o homem que erra, e tem uma sentença condenatória transitada em julgado, vai para o presídio, entra ruim e sai pior, e isso torna-se um desafio para os gestores estaduais e federais”. A frase foi pronunciada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, durante encontro com agentes penitenciários do Ceará, realizado na manhã de hoje, quinta-feira, dia 16, no Seminário da Prainha, em Fortaleza, contando com a presença marcante de membros da categoria e da sociedade civil. Referido encontro faz parte dos preparativos da 1ª Conferencia Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg), que será realizada em Brasília, no período de 27 a 30 de agosto. A 1ª Conseg, convocada por decreto presidencial em dezembro de 2008, visa construir políticas de segurança pública com o intuito de fortalecer o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A etapa estadual da Conseg , no Ceará, está  programada para os dias 24, 25 e 26 de junho. Até lá, serão realizadas conferencias livres e municipais, incluída a de Fortaleza que será em maio, mais precisamente nos dias sete e oito. Na conferência livre de hoje, no Seminário da Prainha, estiveram presentes, além de agentes penitenciários e integrantes da sociedade civil organizada, os secretários da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, e da Justiça, Marcos Cals. Monteiro, em seu discurso, citou a Campanha da Fraternidade deste ano, ressaltando o tema  “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema “A paz é fruto da Justiça”.  Roberto Monteiro lembrou que Rui Barbosa, no início do século passado, já protestava contra as injustiças sociais em pronunciamentos na tribuna do Senado Federal. O titular da SSPDS, no final de sua explanação, ressaltou a importância do encontro com operadores do sistema penitenciário por proporcionar o surgimento de idéias que visem minimizar os problemas ali existentes. A conferencia livre contou também com a fala do Secretário da Justiça, Marcos Cals, que parabenizou Roberto Monteiro e agradeceu o apoio que sua gestão tem recebido da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Antes da realização da etapa estadual,  ainda acontecerão conferencias livres com as classes de peritos criminais, policiais civis, militares e federais, membros da defensoria pública, das pastorais sociais, da coordenadoria das diversidades sexuais, da coordenadoria da juventude e servidores da Secretaria Executiva Regional (SER) IV da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6518 – 3101.6519 (fax)
(ascom@sspds.ce.gov.br)