REGIÃO CENTRO-SUL GANHA NÚCLEO DE PERÍCIA FORENSE

2 de abril de 2009 - 00:00

O Governo do Ceará entregou na última terça-feira, sete de abril, à população da Região Centro-Sul do Estado, o Núcleo de Perícia Forense Plácido Sobreira Silva, localizado na cidade de Iguatu. A solenidade aconteceu na sede do novo órgão, na Avenida João Pessoa, 358, Centro, às 15 horas e contou com as presenças do governador Cid Gomes, do secretário adjunto Nival Freire, do Coordenador da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Maximiano Leite Chaves, dos comandantes das demais vinculadas da SSPDS – polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros-, além de autoridades locais.

O Núcleo de Perícia Forense de Iguatu é a quinta unidade da Pefoce no interior do Estado. Já estão em pleno funcionamento os núcleos localizados em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixeramobim e Canindé. A unidade de Iguatu, a exemplo das demais, conta com atendimento da Perícia Criminal, da Identificação Civil e da Medicina Legal. O coordenador da Perícia Forense do Ceará, médico legista Maximiano Barbosa Chaves, comemora o feito e afirma que “esse novo empreendimento atenderá uma região inteira, somando mais de 400 mil habitantes”.  Ele lembra que, com o novo equipamento, as pessoas que porventura necessitem dos serviços do IML e também os serviços de necropsia realizados em cadáveres, não mais terão que se deslocar para outras regiões distantes das localidades em que residem.

O valor da obra atingiu a marca de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais), afora a parte de climatização dos ambientes e tratamento da água, que foi realizada pela Prefeitura Municipal de Iguatu, por meio de uma parceria firmada com o Estado, visando a conclusão do equipamento. Somente o IML dispõe de duas geladeiras e seis mesas para necropsia, sendo dotado ainda de aparelhos de raios-X e central de refrigeração, bem como um moderno sistema de drenagem. A equipe do Núcleo conta com peritos criminais, legistas, técnicos, digitadores e servidores administrativos, agilizando o atendimento no tocante aos exames cadavéricos resultantes de homicídios, acidentes, mortes indeterminadas, suicídios, etc. além de exames em pessoas vivas (corpo de delito), vítimas de lesão corporal, estupro, dentre outros.

O Núcleo de Perícia Forense de Iguatu também conta com dois veículos novos e modernos: uma Hilux para o deslocamento dos peritos e um veículo para transporte de cadáveres (rabecão),  tipo furgão. O secretário Roberto Monteiro enfatiza que a interiorização dos serviços é essencial para que se tenha uma segurança pública eficiente: “estamos levando a polícia científica ao interior do Estado e ainda este ano o Ronda do Quarteirão chegará às cidades com mais de cem mil habitantes. Depois será a vez dos municípios cuja população é igual ou superior a 50 mil pessoas”. Tão logo seja concluído o Curso de Formação de Soldados do Ronda, serão definidos os efetivos que se deslocarão para as respectivas unidades, juntamente com as viaturas que integrarão os destacamentos.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6518 – 3101.6519 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br