SECRETARIA DA SEGURANÇA LANÇA PROGRAMA RONDA CULTURAL

1 de abril de 2009 - 00:00

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Secretaria da Cultura (SECULT) e a Central Única das Favelas do Ceará (CUFA), lança ao meio-dia desta sexta-feira, dia três, no auditório da SSPDS, o programa “Ronda Cultural. A iniciativa envolve, inicialmente, as comunidades de  Messejana e Conjunto São Miguel, zona leste da Capital cearense. O objetivo principal é aproximar juventude e polícia como ponto facilitador para a diminuição da violência. Essa aproximação se dará por meio de apresentações de filmes temáticos e oficinas de arte e cultura, proporcionando um debate prático e teórico que visa construir um novo modelo de relacionamento,  desfazendo estigmas, estereótipos e preconceitos ainda existentes na relação entre os dois públicos -polícia e juventude.

A operacionalidade do “Ronda Cultural” envolverá duas equipes de policiais que estarão a bordo de viaturas equipadas com ferramentas culturais de áudio e vídeo, preparadas para atividades integradas de música, expressão corporal e artes visuais (grafite). Além dos policiais, essas equipes também contarão com jovens da comunidade, que serão distribuídos conforme a habilidade artística de cada um. As viaturas contarão, ainda, com uma equipe de produção encarregada da montagem da estrutura necessária para as apresentações. A iniciativa das instituições parceiras – SSPDS, SECULT e CUFA/Ce – traduz-se num diferencial na forma de fazer segurança pública no Estado do Ceará, iniciada com a implantação do Programa Ronda do Quarteirão em 2008.

 A solenidade de lançamento contará com a presença dos titulares da SSPDS, Roberto Monteiro; da SECULT, Auto Filho  e do Coordenador Geral da CUFA no Ceará, Francisco José Pereira (Preto Zezé). “A transformação é possível, sim, com jovens podendo ser colaboradores da segurança pública e não seu alvo”, enfatiza, de forma otimista, Roberto Monteiro.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6518 – 3101.6519 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br