1ª CONSEG: Encontro reuniu autoridades de oito municípios cearenses

30 de março de 2009 - 00:00

A Comissão Organizadora Executiva (COE) da 1ª Conferencia Nacional de Segurança Pública ( 1ª Conseg), responsável pelo planejamento e desenvolvimento dos eventos da Conferência no Estado do Ceará, promoveu na última sexta-feira, 27, um encontro com autoridades dos oito municípios cearenses que serão sede dos encontros regionais. O evento foi realizado no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os encontros regionais acontecerão entre os dias 16 de abril a 29 de maio deste ano. O titular da SSPDS, Roberto Monteiro, esteve à frente das discussões, na qualidade de presidente da etapa estadual. Os municípios de Maracanaú, Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte, Tauá, Baturité e Aracati foram os escolhidos para  sediarem os eventos regionais. Na reunião da COE, os prefeitos, presidentes de câmaras municipais, representantes da sociedade civil organizada e os responsáveis pela segurança dos respectivos municípios levantaram questões e apresentaram propostas para a construção de uma política de segurança pública capaz de minimizar os problemas existentes no setor.

A Comunicação Organizadora Executiva da Etapa Estadual da lª  Conseg  é composta por 36 membros, entre gestores e profissionais de segurança pública, representantes da sociedade civil e dos três poderes, além do Ministério Público e Defensoria Pública. Os encontros no interior contarão com a participação de autoridades locais, representantes do município na etapa estadual, dos trabalhadores e da sociedade em geral.  Neles serão traçados planos e estratégias para o êxito da etapa estadual que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de junho. Além dos eventos regionais, Fortaleza abrigará nos dias 07 e 08 de maio a Conferencia Municipal.  A 1ª CONSEG é uma iniciativa do Ministério da Justiça. O encontro, inédito no país, está marcado para o período de 27 a 30 agosto, em Brasília, e terá como principal objetivo responder a questão "que segurança pública eu quero para o meu país". Reunidos, todos discutirão e definirão os princípios para uma política nacional de segurança pública mais eficaz.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6518 – 3101.6519 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br