INICIADO CURSO DE FORMAÇÃO PARA 300 SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

23 de março de 2009 - 00:00

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou na manha desta segunda-feira, dia 23, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), na Barra do Ceará, a aula inaugural do curso de formação para 300 novos soldados. “Foram 15 anos de espera da Corporação, por isso temos muito a agradecer àqueles que se empenharam para que este momento se tornasse realidade”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel João Vasconcelos. A solenidade contou com a presença do governador em exercício, Francisco Pinheiro; do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro; do corregedor-geral dos Órgãos de Segurança Pública, José Armando da Costa, do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Willam Alves Rocha; e do líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Nelson Martins; além de outras personalidades especialmente convidadas para o evento.

O curso de formação profissional de soldado do Corpo de Bombeiros Militar tem duração de 06 (seis) meses, envolvendo módulos teóricos e práticos. No primeiro mês os alunos recebem instruções básicas sobre valores como disciplina e hierarquia, inerentes às corporações militares. Em um segundo momento os alunos passam a receber noções específicas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e salvamento em geral. Há ainda uma preparação específica, direcionada para aqueles que atuarão em salvamento aquático – os chamados guarda-vidas. Dos 300 soldados que serão formados no curso, 285 são do sexo masculino e 15 do feminino. A previsão de conclusão da formação dos novos bombeiros militares é para o início do  mês de setembro. Com o ingresso desses profissionais, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará ganhará um incremento de aproximadamente 25 por cento no efetivo correspondente aos praças, tendo em vista que hoje são 214 oficiais e 1.238 soldados, cabos, sargentos e subtenentes.

Durante a aula inaugural do curso de formação para 300 novos soldados do CBMCE, fizeram uso da palavra o comandante-geral da Corporação, João Vasconcelos; o secretário Roberto Monteiro, que, a exemplo do coronel Vasconcelos, ressaltou a importância da família na formação ética e moral do homem. Monteiro afirmou, ainda, que os jovens ali presentes significavam “esperança – esperança que se poderia somar ao lema do Copo de Bombeiros: vidas alheias, riquezas a salvar”. Já o governador em exercício, Francisco Pinheiro, encerrou o encontro fazendo uma retrospectiva dos feitos do atual governo em busca do desenvolvimento, mas sempre ressaltando que formação e qualificação são fundamentais para o crescimento e que os alunos ali presentes e seus familiares estavam de parabéns pela oportunidade. O professor Pinheiro fez uso da palavra após a palestra motivacional proferida pelo professor Sérgio Sobreira, pedagogo e especialista em psicologia educacional e oratória.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6518 – 3101.6519 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br