JORNADA FORMATIVA DE DIREITOS HUMANOS

17 de março de 2009 - 00:00

Servidores da área de segurança pública do Ceará participarão no período de 23 a 26 do corrente mês, no hotel Beira Mar (Avenida Beira Mar, 3120 – Meireles) da Jornada Formativa de Direitos Humanos em  Segurança Pública, evento promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O principal objetivo da jornada é contribuir para a formação de uma cultura nacional de direitos e deveres humanos, cultivando a solidariedade e a paz social entre os que integram o aparato da segurança pública no Ceará. Os participantes terão a oportunidade de interagir por ocasião dos debates e reflexões, contribuindo coletivamente para a formação de conhecimentos sobre a aplicação dos direitos humanos na área de segurança pública, a partir de situações concretas trazidas a público pelos debatedores e especialistas. Os inscritos receberão todo o material didático necessário.

 A Jornada de Direitos Humanos será dividida em três turmas distintas, acontecendo nos dias 23 e 24 (jornada I), 24 e 25 (jornada II) e 25 e 26 (jornada III), das oito às doze horas e de catorze às dezoito horas. O evento faz parte do projeto Segurança Cidadã – uma parceria do Ministério da Justiça, por meio da SENASP, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). As jornadas vem sendo desenvolvidas desde 2004, buscando criar uma nova concepção de gestão administrativa comprometida com os resultados, com a otimização e com o aprofundamento dos valores democráticos.000

A etapa de Fortaleza contará com palestras de psicólogos especialistas em formação policial, dentre eles a professora Rosa Maria Gross de Almeida, consultora da Senasp e coordenadora das Jornadas de Direitos Humanos. O renomado professor Julio Alejandro Quezada Jélvez, coordenador e docente de diversos programas da área de direitos humanos empreendidos pelo Ministério da Justiça, já confirmou presença. Outra autoridade da área de direitos humanos aplicados na formação de agentes de segurança que estará presente é o professor Jefferson Magalhães dos Santos, docente em quatro seminários da Jornada Nacional de Direitos Humanos com o tema “Formação da Polícia na História Brasileira”.

Dentre os vários assuntos que serão abordados, destacam-se os painéis com os seguintes assuntos: “Visão Sistêmica da Produção da Violência”; “Fatores de Desumanização”; “Memória Histórica da Segurança Pública Brasileira” e “Direitos Humanos em Segurança Pública”. O titular da SSPDS, Roberto Monteiro, classifica o encontro como muito importante “por oferecer a oportunidade de formação, capacitação e, principalmente, pelos cases que serão apresentados e analisados”. 

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins  e  Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6518 – 3101.6519 (fax)