Secretaria da Segurança Pública e Polícia Rodoviária Federal firmam parceria

12 de fevereiro de 2009 - 00:00

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) assinam às nove horas desta sexta-feira, dia 13, no pátio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, (Avenida Barão de Studart, 505 – Anexo ao Palácio da Abolição), convênio que regula  atendimento à população. A partir da assinatura do convênio, a PRF passa a atender ocorrências por intermédio do acionamento do número 190, a exemplo do que já acontece com as vinculadas da SSPDS – Polícia Militar, Polícia Civil,  Corpo de Bombeiros e Perícia Forense-, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), AMC (Serviços Públicos de Cidadania) e Guarda Municipal que trabalha de forma associada à Defesa Civil.

As instituições atuam de forma integrada, porém cumprindo as missões de suas respectivas atribuições. Para a população torna-se mais fácil porque, a partir de um único número, tem-se acesso aos diferentes órgãos, com despacho partindo da Ciops (190), o que resulta em rapidez e otimização no atendimento. “A comunicação centralizada e integrada representa melhoria nas atividades de segurança pública e defesa social”, adianta o secretário Roberto Monteiro. A Ciops – que em janeiro completou 10 anos de funcionamento – conta com uma gerência operacional integrada e dispõe em sua estrutura, entre outros avançados aparatos tecnológicos, de um núcleo de processamento de dados, uma completa rede de microcomputadores, mapa digitalizado da Região Metropolitana de Fortaleza e  suporte de uma sala de monitoramento de imagens que auxilia nas atividade policiais preventivas e repressivas.

A Ciops do Ceará é referência em todo o Brasil e o número de ligações recebidas mensalmente ultrapassa a marca das 500 mil chamadas. Não é à toa que integrantes da segurança pública de outros Estados sempre se deslocam até o Ceará para observarem como funciona essa “perfeita integração”. Este ano, a Ciops já recebeu representantes dos estados de Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje mesmo, sexta-feira, outra equipe se fará presente: vem do Rio Grande do Norte.

Outras informações:
Jornalista Angélica Martins
(85) 3101.6517 / (85) 3101.6518 (fax)