NOVOS ESCRIVÃES: Candidatos iniciam o estágio nas DPs

6 de janeiro de 2009 - 00:00


Trabalho nas delegacias: os novos escrivães tiveram o primeiro contato com o público (Foto: JOSÉ LEOMAR)

Os 470 candidatos aprovados ao cargo de escrivão da Polícia Civil do Ceará iniciaram, ontem, a última fase do curso preparatório, através de estágio nas delegacias distritais, especializadas e metropolitanas. Em um sistema de rodízio, os candidatos foram divididos em várias turmas e estarão presentes em várias DPs.

A preparação dos escrivães está sendo coordenada pelo corpo de professores da Academia de Polícia Civil Delegado Wanderley Girão Maia (Apoc). A previsão da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é terminar o curso preparatório no próximo dia 27. O passo seguinte será a formatura e a espera pela nomeação dos novos profissionais pelo governador Cid Gomes.

O curso ainda não terminou e os candidatos já estão apreensivos, já que o Governo anunciou, anteriormente, que só irá convocar pouco mais de 220 aprovados, menos da metade daqueles que foram aprovados no concurso público e no curso de formação na Apoc.

Ontem, os alunos receberam instruções práticas dos colegas veteranos nos cartórios das delegacias distritais e especializadas. Entre as funções dos escrivães estão a lavratura de prisões em flagrante, confecção de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), expedição de Boletins de Ocorrência (B.Os.), de guias cadavéricas e para exames de corpo de delito, instauração de inquéritos, reinquirição de testemunhas e informantes, termos de acareações, de apreensão de armas, drogas, e outros objetos, além de auxílio nas investigações.

Sem pessoal

A nomeação dos escrivães vai suprir parte da carência de pessoal na Polícia Judiciária do Ceará, que, atualmente, passa por séria crise de estrutura, principalmente, a falta de servidores.