AULA INAUGURAL Novos policiais para o Ronda

18 de dezembro de 2008 - 00:00


O novo programa de policiamento comunitário será ampliado, em 2009, para mais 17 municípios da RMF e do Interior

Mais 17 municípios cearenses serão contemplados, em 2009, com o programa de policiamento comunitário , ?Ronda do Quarteirão?. Destes, nove estão situados na Região Metropolitana de Fortaleza e os demais no Interior do Estado. São cidades com população igual ou superior a 100 mil habitantes. O governador Cid Gomes não descartou, ontem, a possibilidade de que, ainda em 2009, o programa seja estendido para os municípios com 50 mil habitantes

Para dar suporte à ampliação do programa para essas regiões, cerca de dois mil candidatos aprovados no concurso para soldados do ?Ronda? participaram, na tarde de ontem, da aula inaugural do Curso de Formação de Soldados. Os candidatos estiveram no Centro de Convenções onde ouviram atentamente a palestra do governador Cid Gomes e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro.

O governador afirmou durante sua palestra que a meta do Governo é ampliar o efetivo da Polícia Militar, dos 12 mil encontrados em 2007, quando assumiu o Governo, para 17 mil policiais, até o fim do seu mandato. Contudo, considera que a quantidade almejada ainda é insuficiente. ?Não será ainda o efetivo ideal, mas significará um grande avanço para os quadros da Polícia Militar e para a própria segurança pública do Ceará?, afirmou.

Para o governador, o curso de formação que colocará mais dois mil PMs nas ruas do Estado, significa mais do que apenas números. Segundo ele, é a coroação de um projeto vitorioso. ?Além da contratação de novos policiais, o que está em curso atualmente é um processo, sem volta, de dar um novo perfil para a Polícia Militar do Estado do Ceará?.

Cid Gomes disse estar orgulhoso de participar desse momento da Segurança Pública do Estado. Para ele, a visão dos mais de dois mil alunos no auditório ficará ?marcada permanentemente na sua lembrança?. O governador lembrou a época em que lecionava para alunos do Ensino Fundamental, mas ressaltou que aquela era a maior turma para a qual ele dava aula.

Ao todo, 2.201 candidatos aprovados no concurso participarão do curso de formação, divididos em 63 turmas. As aulas serão ministradas em 41 unidades formadoras, espalhadas por cerca de 20 municípios do Interior, além da Capital.

Esta é a terceira etapa do concurso, que contou com mais de 45 mil pessoas inscritas, do Ceará e de outros Estados do País, como São Paulo, Brasília e Rio Grande do Sul. Os alunos cumprirão uma carga horária de 1.020 horas de capacitação. Serão ministradas aulas de Polícia Comunitária, técnicas de mediação de conflitos, tiro defensivo, utilização de armamentos não-letais e uso progressivo e legal da força. Além das aulas, os candidatos passarão por avaliações eliminatórias, de ordem física e psicológica. Para serem formados, os alunos farão uma prova sobre todo o conteúdo adquirido.

Revolução

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, também foi um dos palestrantes. Durante seu discurso, que antecedeu a fala do governador Cid Gomes, Monteiro afirmou que todo o esforço do Governo foi para que os melhores fossem selecionados.

Para o secretário, a ?revolução que o Governo está fazendo na Segurança Pública exige os melhores. Acabou-se o tempo da Polícia violenta, que se impõe pela força. Vamos nos impor pela inteligência e pelo conhecimento.? Além da ampliação do ?Ronda do Quarteirão?, o governador Cid Gomes destacou outras medidas para o incremento da Segurança Pública no Estado. Ele considerou como essencial a ampliação dos quadros da Polícia Civil.

Complicado

O governador destacou a existência de um concurso para escrivães e para delegados, mas apontou algumas dificuldades no decorrer dessas medidas. Sobre o último concurso, Cid Gomes afirmou que é ?o concurso mais problemático da face da terra. Eu nunca vi ter tantos problemas em um concurso só?, afirmou.

No fim do evento, Cid não quis comentar sobre a Ação Civil Pública (ACP) impetrada pelo Ministério Público Estadual, que pede a anulação do certame. ?Quem pode comentar é o procurador do Estado. O meu desejo é contratar os delegados o mais rápido possível, pois o Estado está precisando de novos delegados?.

Outros pontos também foram lembrados pelo governador nesse processo, como construção e reformas das delegacias, que segundo ele, estão sendo feitas em um ritmo muito mais lento do que ele desejaria. Lembrou, ainda, a implantação para os próximos meses da Divisão de Homicídios e a Perícia Forense.

O ?Ronda do Quarteirão? foi lançado em 21 de novembro de 2007, inicialmente em Fortaleza e, logo em seguida, em dois Municípios da Região Metropolitana, Maracanaú e Caucaia. Atualmente 1.357 policiais integram o Ronda. Os PMs patrulham as ruas em 122 viaturas e 132 motopatrulhas.